pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Greenvolt vende projetos de baterias na Polónia à canadiana Northland Power

Os ativos ready-to-build têm uma capacidade combinada de 300 MW / 1,2 GWh. A construção arranca em 2026 e incluem contratos de capacidade por 17 anos.

Armazenamento de energia
Armazenamento de energia
15:00

A Greenvolt fechou a venda de dois projetos de armazenamento de energia em baterias (BESS) na Polónia, com uma capacidade combinada de 300 megawatts (MW) / 1,2 gigawatts-hora (GWh), à canadiana Northland Power.

Os ativos — Mieczyslawów (200 MW / 800 MWh) e Kamionka (100 MW / 400 MWh) — encontram-se em fase ready-to-build e deverão iniciar construção em 2026, tornando-se dos primeiros sistemas BESS de grande escala a operar no país.

Localizados no oeste da Polónia, os projetos foram concebidos para quatro horas de duração de armazenamento e vão fornecer serviços essenciais de flexibilidade e balanceamento ao sistema elétrico, que se encontra em transição acelerada de carvão para renováveis. Ambos asseguraram contratos de capacidade de 17 anos, indexados à inflação.

“Temos um 'pipeline' estrategicamente localizado que está a atrair forte interesse do mercado, permitindo-nos executar a nossa estratégia de rotação de ativos, reciclar capital e acelerar a implementação de projetos de energia limpa”, afirmou João Manso Neto, CEO da Greenvolt.

A operação insere-se na estratégia de rotação de ativos da Greenvolt, que prevê a alienação de 70% a 80% dos projetos desenvolvidos internamente, mantendo o remanescente em carteira para reforçar a capacidade financeira e acelerar o desenvolvimento de solar, eólica e armazenamento na Europa, América do Norte e Ásia.

Para a Northland Power, esta aquisição representa um marco importante no avanço da transformação energética da Polónia e na expansão do portefólio da Northland num mercado estratégico. "O armazenamento em baterias é essencial para garantir um sistema energético fiável e de baixo carbono, e estes projetos alinham-se plenamente com as nossas ambições de crescimento”, destacou Christine Healy, presidente e CEO da Northland Power.

O sistema elétrico polaco deverá registar um aumento significativo de capacidade solar e eólica até 2050, elevando a necessidade de armazenamento de grande escala para garantir estabilidade da rede. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio