pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

TotalEnergies lidera corrida para comprar participação da Galp em projeto na Namíbia

A energética portuguesa disse no passado estar a negociar com vários potenciais interessados.

TotalEnergies lidera corrida para comprar participação da Galp na Namíbia
TotalEnergies lidera corrida para comprar participação da Galp na Namíbia João Cortesão
14:30

A francesa TotalEnergies estará à frente na corrida para comprar 40% da participação da Galp no campo petrolífero de Mopane, na Namíbia. A energética portuguesa pretende vender metade da participação que detém neste projeto (de um total de 80%) a um parceiro de referência, com as negociações com os potenciais interessados a . Outro dos interessados será a americana Chevron.

A informação sobre o posicionamento da TotalEnergies é avançada pela agência de notícias financeiras Bloomberg, que cita uma fonte próxima ao processo.

Contactadas pela Bloomberg, a TotalEnergies não comentou a informação, enquanto a Galp apenas reiterou que pretende encontrar um parceiro para o projeto antes do final do ano.

" Queremos um parceiro com capacidade técnica e financeira para fazer do projeto uma prioridade e chegar ao first oil o mais rápido possível”, afirmou André Bastos, vice-presidente executivo de Upstream da Galp, .

Estimativas da própria Galp apontam para que o complexo de Mopane possa conter o equivalente a 10 mil milhões de barris de petróleo. Em outubro, a energética tinha revelado estar a falar com vários parceiros para a alienação de parte da participação que tem no projeto de exploração de petróleo.

Desde abril deste ano que a . Segundo uma análise do grupo UBS, datado de outubro, citado pela Bloomberg, a Galp poderá encaixar até 200 milhões de euros imediatamente com a venda da participação e evitar custos de três mil milhões de dólares no projeto, que o parceiro de referência irá assumir em nome da companhia portuguesa.

As ações da Galp "saltaram" depois da notícia, negociando pelas 14:25 horas nos 17,635 euros por título, o representa uma subida de 1,53%, mas com a subida intradiária a ter chegado aos 2,79%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio