pixel
A carregar o vídeo ...

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

UE propõe apoio de 8,5 milhões para trabalhadores despedidos com falência da sueca Northvolt

Proposta da Comissão Europeia para ajudar os cerca de 6.000 trabalhadores da fabricante de baterias que ficaram sem emprego carece do aval do Parlamento e do Conselho Europeu.

DR
12:34

A Comissão Europeia propôs mobilizar 8,5 milhões de euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização a favor dos Trabalhadores Despedidos para ajudar 5.800 trabalhadores despedidos na sequência da falência da fabricante de baterias sueca Northvolt.

Em , divulgado esta quinta-feira, Bruxelas indica que a Suécia candidatou-se ao apoio em junho. Ou seja, três meses depois de a Northvolt, fundada em 2016, ter entrado em falência, o que "levou à perda de quase 6.500 postos de trabalho", após ter "enfrentado grandes desafios de produção e excesso de oferta global no mercado de baterias".

O financiamento por parte do FEG procura "ajudar os trabalhadores a reintegrar rapidamente o mercado de trabalho e a adaptar as suas competências às indústrias emergentes no norte da Suécia" através de medidas como aconselhamento e orientação profissional, educação e formação, incluindo o apoio aos trabalhadores despedidos para lançarem as suas próprias empresas em fase de arranque".

O custo total estimado das medidas é de 14,2 milhões de euros, com 60% (8,5 milhões de euros) cobertos então pela Comissão Europeia, caso a proposta seja aprovada pelo Parlamento Europeu (via maioria simples) e pelo Conselho (através de maioria qualificada).

Já os restantes 40% serão financiados pelo Serviço Público de Emprego da Suécia. As autoridades suecas começaram a apoiar os trabalhadores em outubro de 2024, pouco depois dos primeiros despedimentos,  segundo o executivo comunitário que salienta que o FEG pode cobrir retroativamente estes custos. 

Desde 2007, o FEG interveio em 185 casos, afetando 719 milhões de euros a mais de 175.000 pessoas em 20 Estados-Membros.

O para ajudar a equilibrar as contas da gigante de baterias elétricas Northvolt que, em 2021, tinha entrado numa "joint-venture" com a Galp para construir uma refinaria de lítio em Setúbal, o chamado projeto Aurora, que .

Ver comentários
Publicidade
C•Studio