Dona da Mimosa torna permanente suplemento de 1 cêntimo por litro aos produtores de leite
A Lactogal, que detém marcas como Mimosa, Agros, Matinal, Gresso ou Vigor, chegou a acordo com os acionistas para tornar permanente o suplemento temporário de mais um cêntimo por litro de leite a todos os produtores, a partir de 1 de janeiro de 2025.
PUB
Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, a Lactogal diz que a medida representa mais de oito milhões euros anuais adicionalmente pagos à produção.
Este suplemento temporário - que foi atribuído nos meses de novembro e dezembro - vai ser incorporado no preço base do leite, o que fará com que se "garanta o pagamento de uma remuneração justa aos produtores pelo trabalho diário realizado", sublinha.
PUB
"Trata-se de um acordo sustentável economicamente porque contribui para a viabilidade das unidades produtivas leiteiras no nosso país; e é sustentável ambientalmente, porque o pagamento deste valor estará associado ao cumprimento de critérios objetivamente definidos e diretamente ligados ao bem-estar animal, à redução das emissões de gases com efeito de estufa, à biodiversidade, entre outros", diz o presidente do conselho de administração da Lactogal, José Marques, citado na mesma nota.
A Lactogal, com um volume de negócios de 1.131 milhões de euros, processou, ao longo de 2023, mais de 1.235,7 milhões de litros de leite.
PUB
Fundada em 1996, herdou, das empresas que a constituíram (Agros - União de Cooperativas de Produtores de Leite, Proleite - Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite, e a Lacticoop - União de Cooperativas de entre Douro e Mondego) os seus ativos industriais e as principais marcas que constituem ainda hoje, o seu maior património. Atualmente, conta com sete fábricas na Península Ibérica, empregando mais de 1.500 trabalhadores.
Do portefólio fazem marcas como a Mimosa, Agros, Matinal, Gresso, Vigor, Pleno, Castelões, Milhafre dos Açores, Primor, Serra Dourada, Castelinhos, Serra da Penha, Fresky e, mais recentemente, a Queijos Santiago.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas Lactogal Mimosa leite indústria agriculturaQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda