Dona do Licor Beirão "caça" Safari e espera triplicar exportações em cinco anos
A Casa Redondo, proprietária do Licor Beirão, comprou a Safari a um dos maiores "player" mundiais do setor, a Diageo, protagonizando o que diz ser "a maior aquisição de uma marca de bebidas espirituosas por uma empresa portuguesa".
"Com esta nova adição, a nossa empresa ambiciona fortalecer a sua presença em mercados estratégicos como Holanda, Bélgica e Alemanha. Prevemos um aumento imediato de cerca de 70% nas exportações globais do grupo e temos como objetivo triplicar este valor nos próximos cinco anos", diz o CEO, Daniel Redondo, num comunicado, enviado esta segunda-feira, às redações, assinalando que, com a compra, a empresa com sede na Lousã, no distrito de Coimbra, "dá um passo significativo no seu crescimento internacional".
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Numa resposta escrita ao Negócios, Daniel Redondo declina revelar o valor da compra, "financiada com capitais próprios", com a qual pretende "obter sinergias de escala em mercados alvo onde a marca já tem uma distribuição relevante".
"Desta forma o restante portefólio da Casa Redondo poderá ganhar uma maior distribuição numérica e ativação de marketing. Também consideramos que existe um potencial latente na marca Safari que esperamos aproveitar", refere o líder da Casa Redondo.A Casa Redondo, que emprega atualmente mais de 130 trabalhadores, fechou 2023 com uma faturação acima dos 55 milhões de euros. E, segundo Daniel Redondo, "a exportação continuou a crescer", com a empresa a terminar o ano "com pouco mais de 25% da marca Licor Beirão", com França, Espanha, Suíça, Estados Unidos e Alemanha a figurarem como os principais mercados dos mais de 70 onde chega.Do cardápio da Casa Redondo, que conta mais de 90 anos de história e vai na terceira geração, constam mais de 50 marcas, incluindo além da "estrela" Licor Beirão, o Aperitivo Per Se, a Amarguinha, The FoxTale Gin e Aldeia Velha.
Em comunicado, publicado na sexta-feira, a Diageo, que tem sob o seu chapéu marcas como o uísque Johnnie Walker, o vodka Smirnoff, o licor Baileys ou a cerveja Guinness, diz que a alienação da marca de licor com sabores de fruta - vendida sobretudo no Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), Portugal e Turquia - se encontra em linha com a sua estratégia de "manter um forte foco na gestão eficaz do portefólio".
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