Logoplaste investe 2,5 milhões de euros em expansão de fábrica nos EUA
A Logoplaste vai investir dois a três milhões de dólares (1,7 a 2,5 milhões de euros ao câmbio atual) na expansão da sua fábrica em Yorkville, no estado norte-americano do Wisconsin.
PUB
Segundo avança o jornal canadiano Journal Times, o investimento irá duplicar o espaço ocupado pela fabricante de embalagens plásticas no Grandview Business Park dos atuais 8.360 metros quadrados para 16.720 metros quadrados.
A expansão ocorre poucas semanas após o fundo Ontario Teachers' Pension Plan (OTPP) ter comprado à Carlyle a posição maioritária de 60% na empresa fundada em 1976 por Marcel de Botton. O valor da operação não foi revelado, mas a Bloomberg adiantava que o negócio avaliava a Logoplaste em 1,4 mil milhões de euros, pelo que o OTPP terá pago cerca de 840 milhões. A família de Filipe de Botton e Alexandre Relvas permanecem com os restantes 40% do capital.
PUB
A Logoplaste deslocalizou uma fábrica de Chicago para Yorkville em 2018.
A Logoplaste faturou mais de 500 milhões de euros em 2019, através das 63 fábricas detidas em 16 países, onde emprega mais de 2.300 trabalhadores. A empresa liderada por Filipe de Botton (é o presidente do conselho de administração) tinha no ano passado 36 clientes, entre eles alguns dos maiores fabricantes de produtos de consumo do mundo, como a Kraft, Procter & Gamble e a Diageo.
PUB
O último grande investimento da marca nacional, que ascendeu a cerca de 170 milhões de euros, foi realizado na construção da maior fábrica de embalagens do mundo em West Virginia, nos Estados Unidos, criada em parceria com a Proter & Gamble.
PUB
Numa entrevista ao Negócios, em 2019, Filipe de Botton já antecipava a saída da Carlyle. "Como sabe, os fundos de private equity ficam tipicamente 4 ou 5 anos nas empresas. Esta é uma parceria que está a correr muito bem, está a dar bons frutos. Calculo que dentro de dois ou três anos a Carlyle saia da Logoplaste", disse Botton na entrevista.
Saber mais sobre...
Saber mais Logoplaste EUA Yorkville Wisconsin OTPP Carlyle Marcel de Botton Filipe de Botton indústria transformadoraAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda