Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Aveiro licencia nova fábrica da Navigator que prevê criar 100 empregos

A Câmara de Aveiro informou hoje que "estão reunidas as condições para emitir o alvará de construção" da nova fábrica de papel Tissue da The Navigator Company (antiga Portucel), na freguesia de Cacia.

A Portucel deverá pagar um dividendo ilíquido por acção de 23,7 cêntimos (15,9 cêntimos referentes aos resultados de 2015 e 7,81 cêntimos por distribuição de reservas). Isto apesar de já ter pago 18,13 cêntimos por acção no final do ano passado. Contabilizando os 23,7 cêntimos que a empresa ainda irá distribuir, a taxa de rentabilidade é de 7,73%.
Miguel Baltazar
Lusa 08 de Setembro de 2016 às 15:36
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...

De acordo com uma nota informativa da autarquia, o executivo municipal ratificou o despacho de aprovação do licenciamento, a que corresponde uma taxa de 225 mil euros.

 

Esta nova Fábrica da The Navigator Company (TNC), cuja primeira fase é alvo do licenciamento, vai concretizar um investimento de 100 milhões de euros, prevendo-se a criação de uma centena de novos postos de trabalho.

 
O Negócios noticiou em Julho que a empresa tinha congelado o investimento nesta nova linha de produção de papel tissue, por entender que as condições necessárias para a sua realização não estão reunidas. Em causa está o que considera ser a falta de clarificação do Governo.

Considerada condição necessária para que a nova fábrica seja construída, a nova Variante Rodoviária de Cacia vai começar a ser rasgada durante este mês, adianta a mesma nota.

 

Acrescenta que construção desta rodovia tem um custo estimado de 1,2 milhões de euros, que será comparticipado por aquela empresa em cerca de 500 mil euros, a que acresce a comparticipação de 35 mil euros na elaboração do projecto, no âmbito do respectivo plano de pormenor.

 

A Variante irá estabelecer um novo acesso entre a antiga EN109 e a Rua dos Bombeiros da Celulose, em Cacia, desactivando, em definitivo o arruamento privado da ex-Portucel que é utilizado actualmente para acesso ao centro de Cacia.

 

Incluída na empreitada está também a substituição dos cruzamentos ali existentes por duas rotundas na antiga EN109, que serve de alternativa sem portagens à A25, entre Aveiro e Angeja.

 

"É grande a relevância do investimento na nova Fábrica da TNC, que assume uma capacidade final de produção de 240 mil toneladas por ano, um investimento próximo dos 420 milhões de euros e uma projecção de criação de cerca de 300 novos postos de trabalho em Aveiro, até ao ano de 2022", salienta a Câmara de Aveiro.

Ver comentários
Saber mais Fábrica da The Navigator Company Câmara de Aveiro Portucel Cacia Aveiro
Mais lidas
Outras Notícias