Indústria Sonae Indústria termina 2016 com lucros de 11 milhões

Sonae Indústria termina 2016 com lucros de 11 milhões

A Sonae Indústria registou lucros anuais pela primeira vez em nove anos, num período marcado pela parceira com a Arauco.
Sonae Indústria termina 2016 com lucros de 11 milhões
Paulo Duarte
Sara Antunes 21 de março de 2017 às 23:37

A Sonae Indústria terminou o ano passado com um resultado líquido de 11 milhões de euros, revela o comunicado emitido pela empresa para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Este é o primeiro ano, em nove, que a empresa consegue apresentar lucros. Em 2015, a Sonae Indústria teve prejuízos de 36 milhões de euros. E a última vez que a empresa teve lucros anuais foi em 2007, ano em que lucrou 79 milhões de euros.

 

O volume de negócios, incluindo a parceria com a Arauco, ascendeu a 639 milhões de euros. Excluindo estas operações, as receitas cresceram 5,7% para 241 milhões de euros, adianta a mesma fonte.

 

Já o EBITDA situou-se nos 90 milhões de euros. Excluindo a parceria com a Arauco, os resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações foram de 38,4 milhões de euros, o que representa uma subida de 28,5% face ao ano anterior.

 

"A dívida líquida situou-se em cerca de 214 milhões de euros, no final de Dezembro de 2016, ou seja, uma redução de cerca de 4 milhões de euros face ao final do trimestre anterior. Quando comparado com o final de 2015, a dívida líquida reduziu-se em cerca de 357 milhões de euros, sobretudo devido à aplicação no reembolso de dívida do recebimento de 137,5 milhões de euros relativo ao aumento de capital ao nível da Sonae Arauco integralmente subscrito pela Arauco, e à desconsolidação da dívida da Sonae Arauco, devido às alterações na estrutura accionista", explica a cotada.

 

A contribuir para estes resultados esteve assim a parceria estabelecida com a Arauco que deu origem à Sonae Arauco, uma empresa detida em partes iguais pelas duas accionistas e que foi constituída para operar nos mercados Europeu e na África do Sul, no negócio dos painéis derivados de madeira, químicos e impregnação de papel.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI