Homem mais rico da China compra produtora dos Globos de Ouro

Este verão, o conglomerado detido por Wang Jianlin, o homem mais rico da China, anunciou a compra do grupo britânico de Odeon & UCI Cinemas, presente no mercado português.
Bloomberg
Lusa 04 de Novembro de 2016 às 07:23

O conglomerado chinês Wanda Group anunciou hoje a compra dos direitos televisivos da Dick Clark Productions, produtora que organiza os Globos de Ouro, por "quase mil milhões de dólares" (901 milhões de euros).

PUB

"É um grande passo para a expansão da Wanda na indústria do entretenimento", referiu em comunicado a empresa fundada no final da década de 1980 e que começou por se impor no sector imobiliário.

Em 2012, adquiriu a empresa norte-americana AMC Entertainment, proprietária da segunda maior cadeia de cinemas dos EUA. Em Janeiro passado, comprou a Legendary Entertainment, produtora de filmes como "Jurassic World" e "Godzilla", por 3.500 milhões de dólares.

PUB

Este verão, o conglomerado detido por Wang Jianlin (na foto), o homem mais rico da China, anunciou a compra do grupo britânico de Odeon & UCI Cinemas, presente no mercado português, onde é o segundo maior exibidor, por 1,2 mil milhões de dólares.

A produtora Dick Clark detém os direitos televisivos para eventos como os prémios de cinema Globos de Ouro ou a contagem regressiva para o Ano Novo na praça Times Square, em Nova Iorque.

Na sua página oficial, a empresa apresenta-se como "o maior produtor e proprietário do mundo de eventos de entretenimento transmitidos em directo" e diz deter "um dos mais extensos arquivos do mundo de programas de entretenimento".

PUB

No comunicado, a Wanda diz que o negócio permitirá ao grupo obter recursos televisivos "de alto nível", desde o início da expansão da indústria.

"Obter direitos televisivos de topo permite à Wanda complementar e coordenar o seu actual desenvolvimento nas indústrias de cinema, turismo e desporto", refere.

Pub
Pub
Pub