Lusa contrata tio de assessor de Leitão Amaro

Agência noticiosa fez ajuste direto a consultor de comunicação com ligações ao gabinete do ministro que a tutela. Todos negam conhecimento. Lusa passa a pagar mais dois administradores executivos enquanto decorrerem negociações difíceis com trabalhadores.
Agência Lusa
Medialivre
Sábado 11:12

O contrato, assinado a 5 de maio entre a Lusa e a empresa Miguel Guedes GMT, Lda., não é muito claro quanto ao objeto: “Aquisição de serviços de consultoria à comunicação interna e externa no âmbito da preparação e divulgação da celebração das comemorações dos 40 anos da Lusa.” Feita por ajuste direto, a consultoria vale €16.200 por seis meses.

Trata-se da empresa pessoal de Miguel Guedes, uma consultora de comunicação criada em 2013. Segundo o portal Base, este contrato com a Lusa em 2026 é o primeiro com uma entidade pública. Joaquim Carreira não respondeu à pergunta sobre como chegou à empresa para fazer este ajuste direto. Disse apenas que foi “convidada pela sua experiência e competência”.

PUB

O gabinete de Leitão Amaro respondeu à Sábado que “o ministro da Presidência desconhece por completo a natureza ou existência da contratação” e que “o Governo não indica, não participa, não é consultado, nem aprova contratações da Lusa”.

.

Pub
Pub
Pub