pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Direção de informação da RTP liderada por António José Teixeira foi demitida

António José Teixeira era diretor de informação da RTP há mais de cinco anos, tendo sido indigitado para o cargo em 07 de janeiro de 2020. As alterações inserem-se nas mudanças orgânicas que estavam previstas na RTP, diz fonte da empresa.

António José Teixeira
António José Teixeira Inês Gomes Lourenço/Correio da Manhã
24 de Junho de 2025 às 17:42

A direção de informação da RTP, liderada por António José Teixeira, foi demitida esta terça-feira, disse à Lusa fonte da empresa, sem avançar mais detalhes. António José Teixeira era diretor de informação da RTP há mais de cinco anos, tendo sido indigitado para o cargo em 07 de janeiro de 2020.

As alterações inserem-se nas mudanças orgânicas que estavam previstas na RTP. De acordo com a mesma fonte, já terá sido feito um convite para a substituição.

A Lusa contactou António José Teixeira e o presidente da RTP, Nicolau Santos, mas nenhum prestou declarações.

Em 07 de janeiro de 2020, a administração da RTP, liderada por Gonçalo Reis, indigitou António José Teixeira para diretor de informação, bem como os diretores-adjuntos Adília Godinho e Joana Garcia (com a informação diária e RTP3), Carlos Daniel (com os programas de informação não diários) e Hugo Gilberto (com a redação do Porto e o desporto), e como subdiretores Luísa Bastos e Rui Romano.

Esta indigitação aconteceu depois de, em 19 de dezembro de 2019, a RTP ter proposto a acumulação da direção de informação e de programas da RTP1 e RTP Internacional, na mesma pessoa, ou seja, José Fragoso, mas a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) opôs-se.

Assim, em janeiro de 2020, António José Teixeira transitou da equipa anterior, substituindo Maria Flor Pedroso no cargo, depois da jornalista ter colocado o lugar à disposição na sequência do conflito que opôs a diretora e a equipa do "Sexta às 9", liderado na altura por Sandra Felgueiras.

A nova organização da RTP vai passar a ter 23 diretores, contra os atuais 30 diretores e diretores adjuntos, anunciou hoje o Conselho de Administração, adiantando que saíram 97 trabalhadores no âmbito do plano de saídas voluntárias.

Num comunicado a que Lusa teve acesso, o órgão liderado por Nicolau Santos refere que "face aos objetivos inscritos no novo Projeto Estratégico para o triénio 2024-2026 e aos enormes desafios que os media enfrentam entende o Conselho de Administração (CA), depois de cuidada ponderação, ter chegado o momento para a reorganização interna da RTP".

Esta "urgente transição digital e a cada vez mais necessária otimização de processos exige um aumento da capacidade de resposta aos novos desafios na gestão do Serviço Público de Media", refere o comunicado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio