Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Eleitos pelos partidos já podem opinar sobre a RTP

O Parlamento aprovou os 10 elementos que os partidos propuseram para compor o conselho de opinião. Estrela Serrano, pelo PS, mantém-se. Pedro Lomba, pelo PSD, entra. Os nomes já estão oficializados em Diário da República.

Pedro Elias
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 21 de Outubro de 2016 às 11:41
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...

Depois das audições parlamentares que tiveram lugar na semana passada, já estão oficializados os 10 nomes propostos pelos partidos, através da Assembleia da República, para o conselho de opinião da RTP. O ex-secretário de Estado do Governo PSD/CDS, Pedro Lomba, é uma das novidades da lista já aprovada em Diário da República. 

 

A Resolução da Assembleia da República n.º 206/2016, publicada em Diário da República esta sexta-feira, 21 de Outubro, aprovou os 10 nomes avançados pelos partidos para o conselho que, no parecer ao relatório e contas do ano passado, afirmou que era recomendável "um maior rigor e cuidado no uso da língua portuguesa" naquele documento da responsabilidade da administração.

 

Pedro Lomba, pelo PSD, foi a novidade nas escolhas no partido, ao lado do assessor Zeca Mendonça, Ribeiro Cristóvão e Vítor Almeida Pinho. Estrela Serrano, José Guinote e Emília Brederode dos Santos foram as opções socialistas a que se juntam Diana Adrianga, pelo BE, Diogo Belford, pelo CDS, e Fernando Correia, pelo PCP. Manuel Coelho da Silva é o presidente.

 

O conselho de opinião da empresa pública de comunicação social, na qual funcionam os vários canais da televisão e as várias rádios, é composto por 32 membros que, além da Assembleia da República, são propostos por associações representativas da sociedade e pelas Assembleias Legislativas dos Açores e Madeira. "Dar parecer sobre os contratos de concessão de serviço público de televisão e de radiodifusão e os planos e bases gerais da actividade das sociedades participadas que explorem os serviços de programas integrados nos mencionados serviços públicos" faz parte das atribuições deste órgão.

Além do conselho de opinião, a RTP conta com um conselho geral e independente, criado pelo último Governo com o intuito de ganhar uma maior independência do grupo face ao Estado, para se pronunciar sobre o conselho de administração. Este último é composto por Gonçalo Reis ao lado de Nuno Artur Silva e Cristina Vaz Tomé.



(Notícia corrigida às 18:45: não são 29 mas 32 os membros do conselho de opinião da RTP e às 21:12 e corrigido o nome de José Guinote)

 

Ver comentários
Saber mais Assembleia da República Estrela Serrano PS ERC Pedro Lomba conselho de opinião RTP
Outras Notícias