Netflix explora compra da dona da concorrente HBO
A Netflix está preparada para dominar e está a estudar a aquisição da Warner Bros Discovery, dona de estúdios de cinema e da plataforma de "streaming" HBO. Compra levará o universo de Harry Potter e DC Comics à plataforma.
- 4
- ...
A Netflix está a provar que não quer brincar no domínio do "streaming". A plataforma de "streaming" está, segundo a Reuters, a explorar ativamente a possibilidade de realizar uma oferta para adquirir a Warner Bros Discovery, dona de estúdios, da CNN e da plataforma HBO.
A Reuters adianta que a Netflix contratou o Moelis & Co, banco de investimento que assessorou a Skydance Media na compra da Paramount Global em 2024, para avaliar a oferta que poderá fazer. Fontes da publicação dizem que a plataforma de "streaming" fundada por Reed Hastings e Marc Randolph já tem acesso ao "data room", que tem detalhes financeiros confidenciais que lhe vão permitir preparar uma proposta para enviar à Warner Bros Discovery.
Caso a aquisição da Warner Bros Discovery avance, a Netflix passa a ter controlo de grandes personagens e histórias de sucesso em Hollywood, nomeadamente Harry Potter e a DC Comics, que combate diretamente com as histórias da Marvel, detidas pela Disney (com exceção do Homem-Aranha, que ainda pertence à Sony Pictures).
Contudo, a compra vai permitir acelerar os conteúdos próprios da Netflix, sendo que os estúdios da Warner Bros já produzem séries originais da plataforma, especificamente "You" e "Maid".
Na semana passada, e de acordo com a Reuters, o CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse aos investidores que a empresa avalia aquisições com base em critérios de oportunidade e o fortelecimento da oferta, ainda que seja mais uma "construtora interna do que compradora". A revelação está no facto de Sarandos ter admitido que a Netflix não tem interesse em adquirir a rede de televisão e de cabo da Warner Bros, onde estão a CNN, TNT, Food Network e Animal Planet.
Mas a Netflix não está sozinha na corrida pela Warner Bros Discovery. Isto porque a empresa recebeu três ofertas por parte da Paramount Skydance para adquirir toda Warner Bros, o que a levou a anunciar que ia avaliar opções para o futuro. Agora, o Conselho de Administração da Warner Bros vai considerar se avança para a divisão da empresa, separando os estúdios de cinema e televisão, a HBO e o "streaming" do negócio da televisão, ou se opta por uma venda total.
Também a Comcast poderá entrar na corrida, embora o presidente já tenha demonstrado alguma preocupação com a aprovação regulatória. A Comcast é dona da NBC Universal, detendo o serviço de "streaming" Peacock, o estúdio de cinema Universal Pictures e os parques temáticos da Universal.
Mais lidas
 
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                         
                     
                                         
                             
                             
                             
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                    