pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

O Negócios pergunta. Maioria aprova apertar de regras na concessão de crédito à habitação

O Negócios desafiou os seus leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre as medidas que o Banco de Portugal pretende aplicar. Eis as conclusões.

DR
Negócios 13:00

Há uma semana, o Negócios perguntou aos leitores sobre as medidas do Banco de Portugal, que vai reduzir de 50% para 45% a taxa de esforço máxima no crédito à habitação, mas admite alterar também os limites aplicáveis às carteiras dos bancos. O novo limite está a ser comunicado pelo supervisor ao sistema bancário, apurou o Negócios. Essa não será, no entanto, a única alteração.

O Governador do BdP já tinha manifestado preocupação com o aumento do número de créditos considerados de risco elevado, causado pela garantia pública de apoio aos jovens na compra de casa, e prometeu medidas para o controlar. Na prática, com esta alteração, o Banco de Portugal pretende tornar mais restritivas as condições de concessão dos empréstimos, garantindo que as famílias conseguem pagar as prestações mensais.

No canal de WhatsApp do Negócios, a maioria dos leitores dá o aval às medidas do Banco de Portugal. Entre as 256 respostas obtidas, 139 inquiridos concordam totalmente e 35 concordam com o apertar de regras. Por outro lado, 62 leitores não querem estas alterações. Há ainda 20 respostas sem opinião definida.

O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do . Se ainda não subscreveu, pode fazê-lo e participar aqui.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.