PME apostam na internacionalização para ultrapassar saturação do mercado nacional

As PME portuguesas estão a internacionalizar-se como forma de melhorarem os desempenhos e encontrarem novos nichos de mercado, apesar das dificuldades que encontram no processo.
Rita Dias Baltazar 29 de Novembro de 2012 às 16:42

As pequenas e médias empresas (PME) estão a apostar na internacionalização como forma de contornar a saturação do mercado nacional (65%), melhorar margens de rentabilidade (60%) e explorar outros nichos de mercado (45%). Estas são as razões mais apontadas pelas empresas.

O estudo da Deloitte, em parceria com a AICEP, identificou também as barreiras criadas à entrada nos países de destino (51,4%) e a escassez dos incentivos estatais (50,6%) como as maiores dificuldades. A falta de conhecimento quanto aos mercados internacionais e a dificuldade de mobilização de recursos financeiros são também referidas por 48% dos inquiridos.

PUB

Os resultados deste trabalho serão disponibilizados de forma faseada.

Luís Belo, “partner” Deloitte responsável pelo estudo afirmou, citado em comunicado, que “a internacionalização das empresas portuguesas é mais do que um desafio para o futuro. Crescer ‘extra muros’ é, em muitos casos, a resposta necessária e indispensável para enfrentar os desafios do presente e assegurar a sustentabilidade futura das organizações”.

Saber mais sobre...
Saber mais PME Deloitte AICEP internacionalização empresas
Pub
Pub
Pub