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Como reduzir custos da gestão de resíduos

O aumento da despesa anual com a gestão de resíduos no ArrábidaShopping, em Vila Nova de Gaia, fez soar os alarmes da administração.

20 de Maio de 2014 às 11:20
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O aumento da despesa anual com a gestão de resíduos no ArrábidaShopping, em Vila Nova de Gaia, fez soar os alarmes da administração. É que apesar da taxa de reciclagem ter subido de 59% para 63% entre 2009 e 2011, nesse período verificou-se uma inflexão na tendência de diminuição dos custos, que passaram de 47 mil para 53 mil euros. A Sonae Sierra avançou em 2012 com um projecto que visava manter a taxa de reciclagem do ano anterior, reduzindo o custo da gestão dos resíduos, assim como a quantidade total depositada em aterro. Segundo a empresa gestora de centros comerciais, estas medidas permitiram uma "poupança significativa" de 50% dos custos associados a todo o processo, que logo nesse ano baixaram para 27 mil euros. Estes valores resultaram sobretudo da descida referente ao tratamento/eliminação de resíduos e aumento das receitas por via da separação de resíduos encaminhados para reciclagem. No que toca à performance ambiental, o ArrábidaShopping aumentou mesmo a taxa de reciclagem em 11%, superando os 70% no final de 2012, com a ajuda de novos resíduos orgânicos, provenientes de cozinhas e de jardinagem. Além disso, foram criados no "shopping" dois pontos de recepção de resíduos, para clientes, em pontos de passagem pedonal, que receberam no ano de estreia oito toneladas de equipamentos eléctricos e electrónicos, 960 quilos de óleo alimentar usado e 280 quilos de rolhas.

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