Acções da Toshiba afundam após prejuízos e demissão do presidente
As acções da Toshiba baixaram hoje 8,75% na bolsa de Tóquio, fechando a valer 209,7 ienes (1,7 euros), apesar de no início da sessão de hoje terem chegado a 'afundar' mais de 12%, um cenário que contrastou com o ambiente vivido hoje na praça financeira japonesa, com ganhos generalizados devido à depreciação da divisa local.
PUB
Os investidores reagiram assim à delicada situação financeira que a Toshiba atravessa devido à desvalorização do seu negócio de energia nuclear nos Estados Unidos -- a Westinghouse Electric -- por causa da sua aquisição, no final de 2015, da construtora CB&I Stone & Webster.
PUB
Na terça-feira, a empresa tinha previsto apresentar os resultados correspondentes aos primeiros nove meses do exercício fiscal nipónico de 2016, mas decidiu adiar a divulgação por problemas na auditoria das contas.
PUB
Para o período em questão -- entre Abril e Dezembro de 2016 --, a Toshiba prevê um prejuízo de 500.000 milhões de ienes (4.144 milhões de euros), incluindo perdas de 712.000 milhões de ienes (5.902 milhões de euros) devido à desvalorização do seu ramo nuclear, segundo anunciou na terça-feira a empresa.
Com base nesta estimativa de resultados ainda não auditados, a Toshiba prevê registar perdas de 390.000 milhões de ienes (3.232 milhões de euros) em todo o exercício fiscal de 2016, mais do dobro do que calculara anteriormente (145.000 milhões de ienes ou 1.202 milhões de euros).
PUB
Na terça-feira, o presidente do gigante tecnológico japonês Toshiba, Shigenori Shiga, apresentou a demissão devido ao elevado prejuízo que a empresa prevê apresentar, assumindo "a responsabilidade pela gestão" que levou a estas sombrias perspectivas financeiras.
PUB
O presidente da tecnológica vai abandonar o cargo hoje, mas continuará como director-executivo até à assembleia geral de accionistas prevista para o próximo mês de Junho e até essa altura vai concentrar-se em "resolver os problemas relacionados com a Westinghouse Electric", segundo indicou a empresa na terça-feira.
Ainda segundo o comunicado emitido na terça-feira, a Toshiba pediu às autoridades financeiras para atrasar até 14 de Março a apresentação dos resultados da empresa relativos aos primeiros nove meses do exercício de 2016.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Toshiba Banco de Desenvolvimento do Japão tecnologias energia nuclear Japão prejuízosMais lidas
O Negócios recomenda