Entre centros de dados e robôs humanoides, Elon Musk "queima" 8 mil milhões na xAI
As contas da startup de inteligência artificial de Elon Musk já viu melhores dias, e o presságio não é positivo. A xAI está a "queimar" dinheiro demasiado rápido, entre os projetos que já tem em mãos e aqueles que quer lançar, nomeadamente o plano Optimus.
De acordo com a Bloomberg, a xAI reportou um prejuízo líquido de 1,46 mil milhões de dólares no trimestre que terminou em setembro, acima da perda de mil milhões dos primeiros três meses do ano. Os registos obtidos pela publicação mostram que a equipa de Elon Musk gastou 7,8 mil milhões de dólares nos primeiros nove meses do ano, pressionando o montante disponível nas contas.
PUB
A empresa quer construir centros de dados de forma rápida, ao mesmo tempo que está a recrutar talento e desenvolve software para alimentar os futuros robôs humanoides, inseridos no projeot Optimus. Mas os gastos excessivos podem colocar um travão.
A xAI está a utilizar os recursos que tem vindo a captar nas rondas de financiamento. Na última ronda, a startup de IA angariou 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros), avaliando-se em cerca de 230 mil milhões de dólares (196,6 mil milhões de euros).
PUB
A Bloomberg cita a última conferência entre executivos da xAI e investidores, onde os gestores apontaram que o foco atual está na construção e desenvolvimento de uma IA autossuficiente que, futuramente, deve operar os robôs humanoides. A Tesla criou o Optimus, um robô desenvolvido para substituir o humano em funções mecânicas, mas têm existido poucos desenvolvimentos.
A liderança da xAI admitiu que o dinheiro está a ser canalizado para o desenvolvimento rápido de agentes de IA - que está a ser apelidada como a nova vaga tecnológica - e outros softwares. Serão então estes produtos a alimentar e impulsionar o futuro do Optimus, no qual Elon Musk deposita muitas esperanças.
Por agora, terão dito os executivos, a empresa tem os recursos necessários para continuar a gastar o dinheiro de forma agressiva. A justificação está também nas receitas: quase duplicaram face ao segundo trimestre, para 107 milhões de dólares.
PUB
A xAI é dona do X desde março do ano passado, e o antigo Twitter já tem o Grok totalmente integrado e está ainda disponível para os veículos da Tesla. Inclusivamente, a SpaceX já investiu na xAI, faltando apenas a Tesla.
Saber mais sobre...
Saber mais Indústria da alimentação Inteligência artificial Empresas Investimentos xAI Elon Musk Optimus TeslaMais lidas
O Negócios recomenda