Startup de Musk capta 20 mil milhões e é apoiada pela Nvidia
A empresa de Jensen Huang é apenas um dos investidores que injetou dinheiro na xAI de Elon Musk, cuja avaliação estará nos 230 mil milhões. Ambição era angariar 15 mil milhões de dólares.
- 2
- ...
Elon Musk não se tem mostrado às luzes da ribalta, mas está a captar financiamento para as suas ideias. A sua startup xAI fechou uma ronda de financiamento de 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual), tendo a Nvidia e a Autoridade de Investimentos do Qatar como dois dos investidores.
A dona da plataforma X, desde março de 2025, excedeu as ambições de recolher os 15 mil milhões de dólares (12,8 mil milhões de euros) que estavam previstos desde o ano passado. A captação deste montante deverá, segundo cálculos do Wall Street Journal, avaliar a empresa em cerca de 230 mil milhões de dólares (196,6 mil milhões de euros), acima dos 200 mil milhões estimados no ano passado.
Entre os investidores que participaram na ronda estão a Valor Equity Partners, Stepstone Group, Fidelity Management & Research Company, MGX, Baron Capital Group e a Cisco Investments. Contudo, o investidor mais conhecido é mesmo a Nvidia. Apesar de não se saber o valor exato do investimento protagonizado pela empresa de Jensen Huang, a Nvidia está listada como um dos "investidores estratégicos (...) que continua a apoiar a xAI na nossa rápida expansão de infraestrutura computacional e na construção dos maiores 'clusters' de GPUs do mundo".
Numa curta mensagem partilhada no X, Elon Musk agradeceu apenas à equipa e aos investidores que participaram nesta ronda por "terem fé na nossa empresa".
A SpaceX, também detida por Musk, foi uma das investidoras da xAI quando esta captou cinco mil milhões de dólares em junho do ano passado. O contributo da empresa espacial foi de dois mil milhões de dólares, e o homem mais rico do mundo não exclui a hipótese de a Tesla também avançar com um investimento. Contudo, não foi desta.
Além da ronda de Serie E, a startup fundada por Musk anunciou ainda que o Grok 5 está em processo treino e se prepara para o lançamento de novos produtos para os consumidores e as empresas que trabalham com o assistente de inteligência artificial (IA).
"Este financiamento irá acelerar a construção da nossa infraestrutura mundial, permitir o rápido desenvolvimento e implementação de produtos de IA transformadores que chegam a milhares de milhões de utilizadores e impulsionar pesquisas inovadoras que promovem a missão central da xAI: compreender o universo", lê-se no anúncio. A xAI tem acelerado o seu trabalho no segmento dos centros de dados, com o objetivo de "expandir a vantagem decisiva em computação com os maiores supercomputadores de IA do mundo, o Colossus I e II".
Apesar de ser apenas um progresso num dos seus muitos negócios, e depois de um mau ano de vendas para a Tesla, Elon Musk já viu a sua fortuna crescer 10,7 mil milhões de dólares (9,15 mil milhões de euros) desde o início do ano, para um total de 630 mil milhões de dólares (539 mil milhões de euros). A SpaceX continua a ser o maior ativo do homem mais rico do mundo, numa avaliação que deverá rondar os 800 mil milhões de dólares, e, dizem os analistas, pode chegar aos biliões se houver um IPO.
Mais lidas