Espanhóis da Plexus Tech compram portuguesa BI4all com 370 trabalhadores
A empresa de serviços de "data analytics" e inteligência artificial BI4all foi comprada pelos rivais espanhóis da Plexus Tech. Sem revelar valores, a tecnológica do país vizinho anuncia que adquiriu a maioria do capital do grupo português que nasceu em 2004 pelas mãos do atual CEO, José Oliveira, e também de Andro Moreira e Hugo Pinto. Os dois últimos continuam como sócios da empresa.
A tecnológica portuguesa vai integrar os 370 trabalhadores no grupo espanhol, com mais de quatro mil trabalhadores e 24 escritórios em Espanha, e manter a operação com o mesmo nome. Com sede em Lisboa e escritórios no Porto e na Suíça, a BI4aLL vai "voar" para ainda mais longe, ao integrar no seu portfólio de mercados em que opera países como Espanha, Reino Unido, Polónia, Marrocos e México.
PUB
A empresa afirma ainda que vai reforçar as competências atuais, sobretudo nas áreas de farmacêutica, banca, energia e seguros, assim como ganhar novas áreas de especialização, como "engenharia de software, cibersegurança, customer first, SAP & Business Solutions, arquitetura e DevOps".
“O know-how e a experiência de mais de 20 anos da BI4aLL em tecnologias de inteligência artificial [IA] e dados, que irão reforçar a nossa estrutura nestas áreas”, afirmou o fundador e CEO da Plexus Tech, Antonio Agrasar, num comunicado divulgado nesta terça-feira.
Já Andro Moreira e Hugo Pinto dizem que a união de talento especializado entre as duas empresas abre as portas à BI4all para novos mercados, assim como cria "condições para oferecer soluções ainda mais inovadoras e acrescentar valor" aos seus clientes.
PUB
Em 2023, a Bi4all obteve lucros de 2,2 milhões de euros, um disparo de mais 147% face aos resultados do ano anterior, fruto de um aumento da faturação de 19%. O mercado internacional representa agora pelo menos 80% do volume de negócios da tecnológica, com maior peso na Suíça e nos EUA.
Com 25 anos de operação, a Pleuxs Tech foi fundada em Santiago de Compostela e atua em serviços e produtos de tecnologias da informação. Por cá, trabalha para negócios em Lisboa, Porto e Évora. Lá fora, está presente na América Latina, EUA e Londres.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda