Neerlandesa ASML torna-se na maior acionista da francesa Mistral AI
A Mistral AI, stratup francesa que está por detrás do Le Chat e uma das concorrentes da OpenAI, angariou 1,7 mil milhões de euros na última ronda de financiamento. Ainda que a inteligência artificial (IA) esteja a ser um grande foco de investimento, a maior surpresa está no facto da fabricante de "chips" ASML se ter tornado na maior acionista da empresa francesa.
A fabricante neerlandesa investiu 1,3 mil milhões de euros na Mistral AI, correspondendo à maioria do montante levantado, e fez com que a ASML se tornasse na maior acionista da startup, tendo agora uma participação de 11%.
PUB
“A colaboração entre a Mistral AI e a ASML visa gerar benefícios para os clientes da ASML através de produtos e soluções inovadoras viabilizadas pela IA, oferecendo ainda potencial para investigações conjuntas para explorar oportunidades no futuro", escreveu Christopher Fouquet, CEO da ASML, em comunicado. “Acreditamos que esta parceria estratégica com a Mistral AI vai além de uma relação tradicional entre fornecedor e cliente, é a melhor maneira de aproveitar esta oportunidade significativa. Acreditamos também que esta colaboração agrega valor à Mistral AI".
Esta captação fez ainda com que a Mistral AI se tornasse na empresa de IA mais valiosa de toda a Europa, ao ver a sua avaliação subir para 11,7 mil milhões de euros, dando um salto significativo face à avaliação de seis mil milhões de euros conseguida em junho de 2024. Estas são também boas notícias para França, num momento de instabilidade política, uma vez que a startup tem estado no centro da estratégia francesa para liderar o desenvolvimento de IA no bloco.
No negócio, ficou decidido que o diretor financeiro da ASML, Roger Dassen, vai ter um lugar na mesa estratégica da Mistral AI, atuando como consultor nas decisões estratégicas e tecnológicas da startup, o que visa reforçar as sinergias entre as duas empresas. Ficou ainda definido que a ASML vai integrar modelos da Mistral nos seus "chips".
PUB
Na mesma comunicação, o CEO da Mistral, Arthur Mensch, destacou a parceria entre as duas empresas. "Vamos combinar a nossa experiência em IA de ponta com a liderança industrial incomparável e os recursos de engenharia mais sofisticados da ASML. Acreditamos que esta parceria vai fortalecer a proposta, o posicionamento e o valor da Mistral no mercado da IA", acrescentou Mensch, apontando para a aceleração do progresso tecnológico na cadeia de valor dos "chips" e da IA.
Mais lidas
O Negócios recomenda