Nova sede futurista da Apple abre em Abril

Campus 2, que será conhecido como Apple Park, está finalmente pronto a receber os primeiros funcionários. Nova sede da empresa de Tim Cook terá custado cerca de 5 mil milhões de dólares e quer ser um dos complexos mais eficientes do mundo.
1/12
Negócios 22 de Fevereiro de 2017 às 16:33

A última intervenção pública de Steve Jobs, antes de morrer, foi numa audiência aberta da Câmara Municipal de Cupertino, onde foi falar dos planos para a construção de uma nova sede para a Apple. Estávamos em Abril de 2011 e, exactamente seis anos depois, o sonho de Steve Jobs está finalmente pronto.

Até aqui conhecido como Apple Campus 2, o agora denominado Apple Park irá concentrar 12 mil funcionários da empresa num único edifício de formato circular, lembrando uma nave espacial. As obras começaram em 2013 mas a ideia original de mudar a sede histórica da Apple surgiu em 2006.

PUB
Campus 2: O sonho de Steve Jobs está finalmente pronto

Na altura, também falando perante o município de Cupertino, na Califórnia, Jobs explicava que a empresa tinha crescido muito, e estava a ficar com os seus funcionários espalhados por muitos sítios, o que era incómodo e ineficiente. Por isso, a Apple comprou nove propriedades diferentes adjacentes (a maior delas pertencendo à Hewlett-Packard), e ficou com um espaço que permitiu o nascimento da visão de Jobs.

Todo o novo campus funcionará a energia renovável, e a empresa afirma que o edifício central será o mais eficiente do mundo, em termos energéticos. Para isso contribuem os enormes painéis solares no topo, com capacidade de geração de 17 megawatts. Por outro lado, o edifício foi desenhado para ser naturalmente ventilado, o que significa que não necessitará de aquecimento ou arrefecimento em nove meses por ano.

PUB

Para além do círculo central, haverá um pomar, um centro de acolhimento com uma Apple Store e um café abertos ao público, bem como uma sala de espectáculos, chamada Steve Jobs Theater, que abrirá no final deste ano.

Os milhares de funcionários da Apple começam a mudar-se em Abril mas o processo de transferência durará até ao final do ano. Por outro lado, algumas das obras - nomeadamente nos jardins - irão prolongar-se durante o Verão.

Jobs faria 62 anos esta sexta-feira, na semana em que finalmente foi anunciada a data de abertura de mais um dos seus sonhos.

PUB
Pub
Pub
Pub