Oracle procura 15 mil milhões para financiar megaprojeto de expansão de IA

A emissão de dívida coincide com a expansão do Stargate, um dos maiores projetos de IA já anunciados, que prevê cinco novos centros de dados e capacidade de 10 gigawatts nos EUA.
Oracle procura 15 mil milhões para financiar megaprojeto de expansão de IA
Paul Sakuma / AP
João Silva Jesus 24 de Setembro de 2025 às 15:17

A Oracle está a preparar-se para captar 15 mil milhões de dólares através de uma emissão de obrigações no mercado de dívida norte-americano, num movimento que reforça a sua posição de empresa-chave na expansão da infraestrutura de inteligência artificial. A operação ocorre um dia após o anúncio de novos centros de dados do projeto Stargate, avaliado em 500 mil milhões de dólares, desenvolvido em e a japonesa SoftBank.

, a venda de dívida será dividida em até sete tranches, incluindo uma obrigação a 40 anos. As primeiras indicações de preço para esta parcela apontam para um prémio de cerca de 1,65 pontos percentuais acima dos Treasuries de maturidade semelhante. Os bancos que lideram a emissão são Bank of America, Citigroup, Deutsche Bank, Goldman Sachs, HSBC e JPMorgan.

PUB

Os fundos levantados poderão ser utilizados para despesas de capital, investimentos futuros, aquisições ou para refinanciamento de dívida existente. A Oracle não comentou de imediato a operação, mas a última vez que a empresa recorreu ao mercado de dívida foi em janeiro deste ano.

A necessidade de financiamento surge num momento em que a Oracle começa a cumprir contratos massivos de “cloud computing” com a OpenAI e a Meta, o que aumenta significativamente as suas despesas. As projeções apontam que a empresa poderá gastar milhares de milhões de dólares nos próximos anos para arrendar e abastecer centros de dados, segundo a Bloomberg.

PUB

O anúncio liga-se diretamente à expansão do Stargate, o megaprojeto privado de infraestrutura de IA com o apoio da administração norte-americana. , a iniciativa prevê a construção de cinco novos centros de dados nos Estados Unidos, que se juntarão aos já em curso, com o objetivo de atingir 10 gigawatts de capacidade.

As novas instalações estarão localizadas em Shackelford County (Texas), Dona Ana County (Novo México), um local ainda não revelado no Midwest, além de Lordstown (Ohio) e Milam County (Texas). Só esta fase representa mais de 400 mil milhões de dólares em investimento nos próximos três anos, segundo a OpenAI.

PUB

O projeto deverá criar cerca de 25 mil empregos diretos e conta ainda com o envolvimento da Microsoft e da CoreWeave, além de um recente anúncio da Nvidia, que planeia investir até 100 mil milhões de dólares para fornecer chips de alto desempenho.

A IA só pode cumprir a sua promessa se construirmos a capacidade computacional necessária para a suportar”, afirmou o CEO da OpenAI, Sam Altman, em comunicado citado pela Reuters. Fontes ouvidas pela Reuters indicam que a OpenAI e os seus parceiros planeiam também usar financiamento através de dívida para aluguer de chips, complementando o esforço de capital necessário para o Stargate.

Com este movimento, a Oracle posiciona-se não apenas como fornecedora de software empresarial mas também como um dos principais pilares da infraestrutura global de IA, reforçando o seu papel estratégico num setor considerado prioritário pelo governo norte-americano.

PUB
Pub
Pub
Pub