Portugal testa infraestrutura estratégica para competir no mercado europeu de dados
Com a realização do primeiro piloto da TestBed Espaço de Dados – X (ED-X), realizado em março nas instalações da Altice Labs, em Aveiro, Portugal “deu um passo decisivo na corrida europeia aos dados”, enfatiza o consórcio que promove esta iniciativa, em comunicado.
“Este piloto posiciona o país na linha da frente da construção do Mercado Único Europeu de Dados, ao validar, em ambiente real, uma infraestrutura distribuída de espaços de dados preparada para responder às exigências técnicas, regulatórias e de soberania digital da União Europeia”, afiança a ED-X.
PUB
Enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a ED-X conta com um investimento de 1,75 milhões de euros e prevê a realização de 43 pilotos até junho próximo.
Liderada pela Sooma, a iniciativa integra ainda o Cluster TICE.PT, a Altice Labs, a IP Telecom, a Nos e a Vodafone.
A ED-X assenta em arquiteturas alinhadas com a Gaia-X e a International Data Spaces Association, “garantindo interoperabilidade entre plataformas, controlo sobre os dados e conformidade com os novos quadros normativos europeus”, atesta.
PUB
Na prática, cria condições para que empresas portuguesas “possam partilhar e explorar dados com confiança, segurança e escala europeia”.
Com esta iniciativa, “Portugal reforça o seu posicionamento como ‘hub’ de inovação digital e, através deste piloto, cria uma oportunidade estratégica para acelerar a competitividade das empresas nacionais, preparando o tecido empresarial para um mercado onde o acesso, a partilha e a governação de dados serão determinantes, ao mesmo tempo que permite a integração em cadeias de valor digitais europeias e o desenvolvimento de novos modelos de negócio baseados em dados”, afiança a ED-X.
PUB
O primeiro piloto, desenvolvido em parceria entre a QART e a Altice Labs, consistiu na criação de um contrato digital para partilha de dados, seguido da troca efetiva de informação entre as duas entidades, com execução automática das condições definidas num “service level agreement”.
No âmbito desta iniciativa, a Altice Labs desenvolveu uma API para conectores IDSA que permite a partilha controlada de ‘datasets’ proprietários, “assegurando que os dados permanecem sob controlo do seu titular”, realça.
Segundo a ED-X, este modelo demonstra, na prática, como “é possível monetizar ativos de dados sem perda de soberania, ao mesmo tempo que cria novos fluxos de receita e reduz significativamente o risco jurídico e tecnológico associado à partilha de informação entre organizações”.
PUB
Ao operacionalizar princípios como interoperabilidade e controlo de dados, o piloto “valida de forma concreta a viabilidade económica da arquitetura implementada”, observa.
“A ED-X posiciona-se assim como uma infraestrutura habilitadora para a internacionalização das empresas portuguesas, criando condições para o desenvolvimento de serviços digitais exportáveis e para a integração em ecossistemas europeus de inovação”, conclui.
O objetivo “é posicionar as empresas nacionais para integrarem cadeias de valor europeias baseadas na partilha segura, regulada e contratualizada de dados, num contexto em que a economia de dados assume um papel central na competitividade da União Europeia”, explica a ED-X.
PUB
A QART, que se apresenta como “líder nacional na medição da qualidade do ar, ruído e tráfego, com milhões de medições realizadas em todo o território nacional”, considera estratégica a participação na TestBed.
A empresa pretende adquirir competências nas tecnologias Gaia-X e IDSA, preparando-se para “disponibilizar aos seus clientes modelos normalizados e interoperáveis de transmissão de dados, alinhados com os standards europeus”.
Com este primeiro piloto, a Altice Labs assegura que “reforça o seu posicionamento no ecossistema europeu de inovação em dados, consolidando competências em arquiteturas que suportam soberania, interoperabilidade e confiança, pilares fundamentais da economia digital europeia e da autonomia tecnológica do continente”.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empresa Milhões dados Empresas Portugal União Europeia International Data Spaces Association Vodafone Gaia-XMais lidas
O Negócios recomenda