TikTok nos EUA deverá ser controlado por consórcio que inclui a Oracle

O consórcio, que vai deter 80% do capital, será composto pela Oracle, pela "private equity" Silver Lake e pela firma de capital de risco Andreessen Horowitz. EUA e China ainda estão a finalizar acordo, avança o WSJ.
TikTok continua nos EUA após acordo entre Trump e Xi Jinping
Matthias Balk / picture-alliance / dpa / AP Images
Bárbara Cardoso 16 de Setembro de 2025 às 20:24

O TikTok já tem praticamente o futuro garantido nos EUA. A Casa Branca e Pequim ainda estão a finalizar os detalhes do acordo, mas o Wall Street Jounal avança que 80% da aplicação vai estar nas mãos de três gigantes norte-americanos, que deverão criar um consórcio para operar a rede social . Tratam-se da tecnológica Oracle, da "private equity" Silver Lake e da firma de capital de risco  Andreessen Horowitz. O capital restante vai continuar nas mãos dos acionistas chineses.

Esta nova entidade teria ainda um conselho de administração dominado pelos norte-americanos, com um membro designado pelo Governo dos EUA. O futuro do TikTok tem sido discutido ao longo da semana, em Madrid, pelas duas maiores economias do mundo.

PUB

Os norte-americanos que tenham já uma conta criada serão solicitados a "migrar" para uma nova aplicação que o TikTok desenvolveu e estará a testar. O algoritmo será recriado usando a tecnologia licenciada da ByteDance, dona da rede social. Já a Oracle, parceira de software de longa data do TikTok, vai lidar com os dados dos utilizadores nas suas instalações, no Texas.

As negociações sobre a app decorrem enquanto Washington e Pequim preparam o terreno para um possível encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o homólogo chinês, Xi Jinping, ainda este ano. 

O futuro da rede social tem regras a seguir de forma a estar em conformidade com a lei americana. Os EUA querem que os algoritmos sejam criados e mantidos por engenheiros americanos, protegidos da influência chinesa. Este será um dos pontos que tem atrasado a assinatura do acordo, bem como a parte financeira da operação. 

PUB

Antes de viajar para o Reino Unido, esta manhã o Presidente dos EUA já tinha avançado que as duas partes haviam chegado a acordo sobre o TikTok, que é usado por 170 milhões de norte-americanos, e que este será tema de discussão com Xi Jinping no final da semana. 


Pub
Pub
Pub