Banco do Fomento lança 15 milhões de euros para tecnológicas Deep Tech
O Banco Português do Fomento vai continuar a apoiar as startups e tecnológicas portuguesas. Financiamento de 15 milhões de euros só pode chegar até 20 empresas que se dediquem à Deep Tech.
O Banco Português do Fomento (BPF) e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) lançaram esta quarta-feira o aviso IFIC para a Deep Tech, num valor de 15 milhões de euros. Trata-se do quarto aviso IFIC (Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade), inserido no Plano de Recuperação e Resiliência.
As empresas que forem selecionadas pelo programa vão receber um investimento até 750 mil euros, mas têm de assegurar a existência de um co-investidor privado que assegure pelo menos 30% do valor. As candidaturas vão ser avaliadas e aprovados pelo BPF, que vai contar com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI).
Além deste financiamento, este instrumento vai possibilitar que as tecnológicas Deep Tech tenham acesso a um programa dedicado pela Startup Portugal. As iniciativas compõem o “Tech Foundry Portugal - Deep Tech Edition”.
De acordo com o BPF, a dotação inicial do IFIC é de 315 milhões de euros, sendo que 15 milhões se destinam exclusivamente para este aviso. No entanto, o IFIC Deep Tech apenas pode abranger até 20 empresas, caso se aplique o valor máximo.
Este aviso junta-se ao portefólio de instrumentos geridos pela ANI, Portugal Ventures e Startup Portugal, que apoiam o percurso das startups e empresas tecnológicas desde o seu começo, passando por programas como Start From Knowledge, Call Inov ID, (vouchers Go to EIC Accelerator e ainda Fundo Deep Tech.
Mais lidas