pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Banco do Fomento lança 15 milhões de euros para tecnológicas Deep Tech

O Banco Português do Fomento vai continuar a apoiar as startups e tecnológicas portuguesas. Financiamento de 15 milhões de euros só pode chegar até 20 empresas que se dediquem à Deep Tech.

Este apoio do BFP para as Deep Tech pode abranger até 20 empresas.
Este apoio do BFP para as Deep Tech pode abranger até 20 empresas. Vítor Mota
12:47

O Banco Português do Fomento (BPF) e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) lançaram esta quarta-feira o aviso IFIC para a Deep Tech, num valor de 15 milhões de euros. Trata-se do quarto aviso IFIC (Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade), inserido no Plano de Recuperação e Resiliência. 

As empresas que forem selecionadas pelo programa vão receber um investimento até 750 mil euros, mas têm de assegurar a existência de um co-investidor privado que assegure pelo menos 30% do valor. As vão ser avaliadas e aprovados pelo BPF, que vai contar com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI). 

Além deste financiamento, este instrumento vai possibilitar que as tecnológicas Deep Tech tenham acesso a um programa dedicado pela Startup Portugal. As iniciativas compõem o “Tech Foundry Portugal - Deep Tech Edition”.

De acordo com o BPF, a dotação inicial do IFIC é de 315 milhões de euros, sendo que 15 milhões se destinam exclusivamente para este aviso. No entanto, o IFIC Deep Tech apenas pode abranger até 20 empresas, caso se aplique o valor máximo. 

Este aviso junta-se ao portefólio de instrumentos geridos pela ANI, Portugal Ventures e Startup Portugal, que apoiam o percurso das startups e empresas tecnológicas desde o seu começo, passando por programas como Start From Knowledge, Call Inov ID, (vouchers Go to EIC Accelerator e ainda Fundo Deep Tech.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio