Feedzai já vale mais de dois mil milhões de dólares e vai ser a "defensora" do euro digital
A tecnológica portuguesa fundada por Nuno Sebastião, Pedro Bizarro e Paulo Marques em 2011 alcançou o estatuto de unicórnio em março de 2021. Agora já vale o dobro. O BCE escolheu a Feedzai para liderar o principal mecanismo de proteção do euro digital.
A Feedzai fechou uma ronda de investimento de cerca de 75 milhões de dólares (64 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) que coloca o valor da tecnológica portuguesa acima dos dois mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros), anunciou a empresa em comunicado. Entre os novos investidores contam-se a Lince Capital, a Iberis Capital e a Explorer Investments. A Oxy Capital e a Buenavista Equity Partners, que já investiam na empresa, também reforçaram a sua participação no unicórnio.
"Esta nova ronda de investimento permite-nos continuar a liderar a inovação para defender as empresas do que quer que venha a seguir, para que todas as formas de pagamento, até aquelas que ainda não foram concebidas, possam ser confiáveis e adotadas de forma segura", afirma Nuno Sebastião, co-fundador e CEO da Feedzai.
A empresa destaca que protege mais de 70 mil milhões de pagamentos em transações com cartões e débitos diretos.
"A capacidade da Feedzai em executar em múltiplas linhas de produto, ao mesmo tempo que escala globalmente, coloca-a entre a elite das empresas de software", sublinha o CEO da Lince Capital, Vasco Pereira Coutinho, citado no comunicado que dá conta da nova avaliação.
A tecnológica, fundada em Coimbra por Nuno Sebastião, Pedro Bizarro e Paulo Marques em 2011, adquiriu este ano a empresa australiana DemystData num negócio avaliado em cerca de 100 milhões de dólares, naquela que foi apenas a segunda aquisição realizada pela Feedzai. A empresa surgiu como o quarto unicórnio português em março de 2021, dez anos após a sua criação.
Simultaneamente foi também anunciado que a Feedzai foi escolhida pelo Banco Central Europeu (BCE) para liderar o principal mecanismo de deteção de fraude e prevenção para o euro digital. O acordo tem um valor entre 79,1 milhões de euros e 237,3 milhões de euros, com a duração de quatro anos.
"Não é todos os dias que se anunciam dois grandes marcos da empresa à qual dedicamos a nossa vi, mas hoje é esse dia", escreveu o CEO da tecnológica nas redes sociais.
A unicórnio com ADN nacional vai trabalhar em conjunto com a PwC, de forma a "entregar um mecanismo topo de gama de deteção de fraude e prevenção, garantindo a conformidade total com a segurança da União Europeia, privacidade e requisitos de proteção de dados".
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