Fundador da Amazon lidera investimento de 72 milhões em empresa neerlandesa
A Toloka vai integrar o diretor tecnológico do Shopify na administração, após este partilhar o investimento com Jeff Bezos. A CEO da empresa neerlandesa evidencia que financiamento vai permitir acelerar crescimento do negócio.
O fundador da Amazon já deixou os comandos da tecnológica mas não está parado. A Bezos Expeditions, empresa a título pessoal comandada pelo gestor, liderou um investimento de 72 milhões de dólares na empresa neerlandesa Toloka.
A Toloka foca-se em soluções de dados de Inteligência Artificial (IA) e estava à procura de financiamento para escalar o seu negócio.
A empresa com sede em Amesterdão, tem escritórios nos EUA, Israel, Suíça e Sérvia, foi fundada em 2014. A Toloka ajuda a treinar e avaliar modelos de IA, tendo como base uma rede de especialistas, e já colaborou com a Amazon, Anthropic e Microsoft.
A fundadora e CEO da empresa europeia, Olga Megorskaya, aponta que o investimento estratégico é um marco para a empresa, indo servir para acelerar o crescimento da empresa, especialmente no mercado americano.
"Haverá sempre necessidade de controlo, verificação e ajuda dos humanos para assegurar que o resultado é de elevada qualidade", disse a CEO à Reuters, quando questionada sobre uma possível automação dos processos.
A Toloka insere-se no grupo Nebius, que recolheu financiamento da Nvidia no ano passado.
Além de Jeff Bezos, o investimento contou com a participação do diretor tecnológico do Shopify, Mikhail Parakhin, que irá assumir o cargo de chairman executivo na administração da empresa.
Mais lidas