Meta escondeu provas dos malefícios do uso das redes sociais na saúde mental
Dona do Facebook e do Instagram decidiu ocultar os resultados do "Projeto Mercúrio" que revelaram os efeitos negativos na saúde mental dos utilizadores das redes sociais.
A Meta ocultou estudos internos sobre os efeitos do Facebook e do Instagram na saúde mental após ter encontrado provas causais de que os seus produtos prejudicavam os utilizadores das redes sociais.
Num projeto de investigação de 2020 com o nome de código "Projeto Mercúrio", os cientistas da Meta trabalharam com a empresa de investigação Nielsen para avaliar o efeito da "desativação" do Facebook e do Instagram.
Os documentos internos, citados pela Reuters, revelaram que "as pessoas que deixaram de usar o Facebook durante uma semana relataram menores sentimentos de depressão, ansiedade, solidão e comparação social".
Em vez de publicar os resultados, a empresa criada por Mark Zuckerberg cancelou os trabalhos subsequentes e declarou internamente que os resultados negativos do estudo foram influenciados pela "narrativa mediática existente" em torno da empresa.
Mais lidas