Microsoft Teams vai em breve dizer aos patrões quando alguém entra ou sai do escritório
Nova funcionalidade da ferramenta de produtividade da Microsoft traz riscos associados ao controlo laboral.
- 6
- ...
O Microsoft Teams vai receber, em fevereiro, uma atualização que lhe dará uma funcionalidade que permite saber, com base no Wi-Fi da empresa, onde está aquele funcionário. O sistema poderá ser particularmente útil para grandes empresas, que têm funcionários espalhados por diferentes escritórios e edifícios, numa tentativa de ajudar à coordenação de pessoas.
Mas a mesma funcionalidade está a levantar receios por também abrir porta a um maior controlo laboral. Na prática, esta funcionalidade permitirá às empresas saberem quando um funcionário entra e sai da empresa, funcionando quase como um sistema de "picar ponto".
A funcionalidade vai ser lançada "desligada", por defeito, sendo necessários os administradores de sistemas de cada empresa ativá-la.
"Quando os utilizadores se ligarem ao Wi-Fi da empresa, o Teams passará em breve a conseguir atualizar automaticametne o local de trabalho para indicar o edifício em que se encontram. Esta funcionalidade estará desativada por omissão. Os administradores decidirão se a querem ativar e exigir que os utilizadores adiram voluntariamente", lê-se na página da Microsoft dedicada ao desenvolvimento de funcionalidades do Microsoft Teams.
Esta é, no entanto, uma funcionalidade ainda em desenvolvimento e o seu lançamento tem vindo a ser adiado, adianta a Forbes.
O sistema de localização do Microsoft Teams ganha particular relevo numa altura em que várias empresas estão a fazer ajustes nas políticas de teletrabalho, pedindo aos trabalhadores mais dias de presença no escritório.
Mais lidas