pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Nvidia torna-se a primeira "five-trillion dollar baby"

A escalada nas ações da fabricante de "chips" para a inteligência artificial (IA) parece não ter fim à vista. A empresa liderada por Jensen Huang tornou-se hoje a primeira cotada a valer mais de cinco biliões de dólares.

Nvidia torna-se a primeira 'five-trillion dollar baby'.
Nvidia torna-se a primeira "five-trillion dollar baby".
13:34

O “rally” nas bolsas mundiais e, em particular, nas tecnológicas mais associadas à inteligência artificial (IA) levou a Nvidia a um marco histórico: a empresa liderada por Jensen Huang tornou-se ontem a primeira empresa com uma capitalização bolsista acima da fasquia dos cinco biliões de dólares. Este novo recorde surge menos de quatro meses depois de a fabricante de “chips” se ter tornado a primeira “four-trillion dollar baby”, um clube a que, entretanto, acederam a Microsoft e a Apple.

Logo na abertura da sessão em Wall Street, as ações da Nvidia deram um salto de 5,5%, para os 212,19 dólares por ação, elevando o “market cap” para 5,08 biliões de dólares - tendo mais tarde acelerado os ganhos. A “queridinha” da IA tem tido um desempenho em bolsa estonteante. Desde o início de 2024, as ações mais do que quadruplicaram de valor.

O mais recente impulso esteve relacionado com um conjunto de projetos que a Nvidia anunciou nos últimos dias. Na terça-feira, a fabricante de semicondutores anunciou um investimento de mil milhões de dólares na Nokia para o desenvolvimento de tecnologia em rede de inteligência artificial, para além de um novo acordo da gigante dos “chips” com o Departamento de Energia norte-americano, que pressupõe a construção de sete supercomputadores.

A gigante tecnológica avançou ainda que as encomendas dos seus semicondutores chegaram a 500 mil milhões de dólares. Na véspera já tinha dado conta de que vai construir um novo centro de dados em Munique, com a Deutsche Telekom.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio