pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Paddy atira discussão de renovar Web Summit em Lisboa para 2027

Ficar ou não ficar? Para já, não há conversas e estas só devem acontecer no limite. O CEO da Web Summit lembra que ninguém via potencial em Lisboa.

O fundador da Web Summit não se compromete em manter a Web Summit em Lisboa.
O fundador da Web Summit não se compromete em manter a Web Summit em Lisboa. Web Summit
11:43

O fundador da Web Summit atirou as conversas sobre a renovação da realização da Web Summit em Lisboa para 2027. Para Paddy Cosgrave, Lisboa tem vindo a destacar-se como um centro tecnológico, mas não há conversas com a Câmara Municipal ou com o Governo para manter o evento na capital. 

"O ano de 2029 ainda está muito longe", disse Paddy Cosgrave na conferência de imprensa desta quarta-feira, 12 de novembro. "Em dois anos teremos a discussão", confessou, deixando no ar que não existem conversas com Lisboa para manter a conferência. 

O CEO admitiu ainda que ouviu "rumores de um novo local em Lisboa", mas que ainda não viu nada. A acontecer, contudo, diz que "seria entusiasmante", disponibilizando-se para as negociações. De recordar que a expansão da FIL para aumentar a capacidade de participantes da Web Summit - atualmente em pouco mais de 70 mil - era um dos fatores decisivos para a feira se manter. 

Paddy Cosgrave admite que 2029 será o ano em que se conhece. "Ou ficamos ou partimos para uma nova situação. Em Lisboa ou noutra cidade em qualquer parte", referiu. A equipa da Web Summit tem vindo a expandir o evento para outras geografias, encontrando-se já no Canadá, Brasil e Qatar. 

Ainda assim, o fundador do evento que começou em Dublin e que já trouxe grandes nomes a Lisboa lembrou que nem todos viam potencial na cidade, ou mesmo no país. "Há 10 anos senti que algo acontecia em Lisboa. Houve pessoas que diziam que Lisboa, e mesmo Portugal, não interessavam, era apenas para ir de férias. Não viam Lisboa como uma capital tecnológica", explicou. 

"Nunca acreditaríamos que Lisboa fizesse este caminho", respondeu, quando interpelado sobre o balanço da 10.ª edição do evento em Lisboa. 

Cosgrave recorda ainda que a Web Summit na capital portuguesa continua a atingir recordes. Os últimos dados mostram a participação de 71.368 pessoas de 157 países ao longo da edição de quatro dias, onde se incluem grandes delegações governamentais, startups e CEO. Os investidores ascendem a 1.857, de 86 países, significando um incremento de 74% face aos que participaram na Web Summit no ano passado. 

Perto de 200 startups, uma gota entre as mais de 2.500 que são esperadas na atual edição, captaram 715,5 milhões de dólares em financiamento após o evento do ano passado. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio