pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

SpaceX e xAI de Elon Musk avaliam possível fusão antes de entrada em bolsa

As empresas de exploração espacial e de inteligência artificial do multimilionário poderão unir-se antes de uma oferta pública inicial prevista para 2026, que poderá ser a maior de sempre, avança a Reuters.

Elon Musk
Elon Musk Gian Ehrenzeller / Lusa_EPA
19:24

Duas das empresas fundadas por Elon Musk, a SpaceX e a xAI, estão a discutir uma possível fusão, antes de uma oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) que poderá ser realizada ainda este ano, avança a Reuters. A operação juntaria as empresas de exploração espacial e de inteligência artificial do multimilionário, refere a agência noticiosa, que cita uma fonte e documentos entregues aos reguladores.                

A proposta de fusão prevê a troca de ações da xAI – que integra também a rede social X –  por ações da SpaceX, tendo sido formadas duas entidades no estado norte-americano do Nevada para facilitar a transação, embora não sejam conhecidos detalhes como os valores envolvidos e o momento da operação, diz a Reuters.  

O plano de fusão da SpaceX e da xAI daria escala à nova empresa de Elon Musk para competir com as gigantes da áres da inteligência artificial, como a OpenAI, a Google e a Meta. Um dos objetivos de Musk é colocar centros de dados em órbita, o que implica investimentos massivos para o homem mais rico do mundo, que controla também a Tesla, a The Boring Co. E a Neuralink.

De acordo com a Reuters, os documentos apresnetados no Nevada revelam que as duas entidades foram formadas a 21 de janeiro. Ambas integram o CFO da SpaceX, Bret Johnsen, mas não contêm mais informação sobre o seu objetivo ou o seu papel na operação de fusão.

Alguns exectivos da xAI poderão receber a opção de receber dinheiro em vez de ações da SpaceX no âmbito do negócio, refere a fonte citada pela Reuters, mas o acordo ainda não foi assinado e o timing e a estrutura da transação continuam incertos.        

A possível entrada em bolsa da SpaceX em 2026 foi noticiada pela Bloomberg no final do ano passado, referindo que a empresa procuraria arrecadar uma quantia superior a 30 mil milhões de dólares. Na altura, previa-se que poderia ser a maior IPO de todos os tempos, avaliando a empresa espacial de Elon Musk em 1,5 biliões de dólares.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio