British Telecom considera comprar a rival TalkTalk
Ainda não houve conversas diretas, mas a British Telecom poderá avançar para a compra do quarto maior operador do Reino Unido.
A British Telecom está a explorar a possibilidade de comprar a TalkTalk, empresa que atua no setor das telecomunicações e da banda larga. O potencial negócio em Terras de Sua Majestade acontece num momento em que a TalkTalk enfrenta dificuldades financeiras e a saída de clientes.
Contudo, o The Telegraph e o The Guardian escrevem que a maior empresa do setor ainda não fez nenhuma abordagem e que não existem negociações.
A TalkTalk é atualmente o quarto maior grupo de telecomunicações do Reino Unido, somando 3,2 milhões de clientes, mas tem passado por algumas dificuldades. No espaço de um ano, e até fevereiro, a empresa perdeu cerca de 400 mil clientes, sendo que os acionistas, entre os quais se insere o fundador Charles Dunstone, foram forçados a injetar 235 milhões de libras na empresa para robustecer as finanças.
De acordo com as duas publicações, a TalkTalk enfrenta um défice nas contas desde que foi adquirida pelo Toscafund, uma empresa de investimentos sediada em Londres, numa aquisição alavanca por 1,1 mil milhões de libras, o que acrescentou 527 milhões de euros em dívidas. Atualmente a operadora soma uma dívida de 1,2 mil milhões de libras.
Uma possível aquisição feita pela British Telecom significaria que o grupo ia controlar cerca de 36% do mercado de banda larga no Reino Unido.
Os rumores do mercado indicam que a Virgin Media O2 já tentou fazer uma aproximação para adquirir a TalkTalk, sendo que a Vodafone também não descartaria a compra.
Mais lidas