Custos com as PPP dispararam com quatro auto-estradas
Até ao final do ano passado, o Executivo terá gasto 1,7 mil milhões de euros com as parcerias público-privadas (PPP), o valor mais elevado desde a criação destas concessões, segundo o Jornal de Notícias.
PUB
As auto-estradas Transmontana, Douro Interior, Litoral Oeste e Baixo Alentejo levaram ao aumento em 77%, cerca de 203,5 milhões de euros, dos custos do Estado no terceiro trimestre de 2016, avança o mesmo jornal na edição desta terça-feira, 24 de Janeiro.
O Ministério das Finanças explicou que "o valor da execução acumulada a 30 de Setembro foi de 1179 milhões de euros", o que representa 69% da execução prevista no Orçamento do Estado de 2016.
PUB
O JN sublinha ainda que apesar de a despesa ter disparado com estas quatro auto-estradas, o Executivo não prevê nenhuma derrapagem do défice, relembrando as declarações de António Costa relativas ao PIB ficar abaixo de 2,3%, cumprindo as metas de Bruxelas.
E de acordo com o OE para 2017, os gastos com as PPP deverão começar já a baixar este ano, estando prevista uma queda de perto de 47 milhões de euros para 1684 milhões de euros.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Douro Litoral Oeste Baixo Alentejo António Costa macroeconomia orçamento PPPMais lidas
O Negócios recomenda