Federação de sindicatos da CGTP oferece apoio aos estivadores
O secretariado da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), afecta à CGTP, decidiu esta terça-feira disponibilizar a sua estrutura "para a dinamização de todas as acções que o SETC - Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal considerar oportuna na defesa da luta dos trabalhadores estivadores do porto de Lisboa".
PUB
A Fectrans decidiu também "apoiar e participar na manifestação" que o sindicato dos estivadores marcou para 16 de Junho em Lisboa contra a precariedade e "trabalhar para uma ampla mobilização dos trabalhadores do sector em apoio a esta luta contra o trabalho precário e pela defesa dos direitos dos trabalhadores".
O secretariado da estrutura sindical decidiu ainda "manifestar total solidariedade e apoio à luta dos trabalhadores do porto de Lisboa" e "repudiar a pressão psicológica terroristas, na forma do anúncio da intenção de proceder ao despedimento colectivo dos trabalhadores que lutam, pelo cumprimento dos direitos constitucionais".
PUB
Em sua opinião, esse anúncio não tem "sustentação legal, já que o problema do porto de Lisboa não é o excesso de trabalhadores, mas sim a falta de trabalhadores com vínculos efectivos e o excesso de trabalhadores com vínculos precários".
A Fectrans entendeu ainda "repudiar a acção de policial" de terça-feira, dia em que os operdores começaram a retirar contentores do porto de Lisboa, retidos devido à greve dos estivadores que se iniciou a 20 de Abril.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda