IAG avança para TAP, mas quer “esclarecer temas” antes de fazer oferta
E vai um, e vão dois e vão três. O International Airlines Group (IAG) formalizou o seu interesse pela compra de 44,9% da TAP junto da Parpública, encerrando o trio dos grandes que tinha demonstrado forte interesse pela companhia aérea. A entrega aconteceu a um dia do fim do prazo, marcado para este sábado, 22 de novembro.
"O IAG confirma que apresentou uma declaração de interesse à Parpública no âmbito do processo do governo para a privatização parcial da TAP. No entanto, é necessário esclarecer vários temas antes de o IAG poder propor um investimento", diz o grupo em comunicado.
PUB
Contudo, acredita que "a TAP terá um potencial significativo dentro do IAG. O nosso modelo descentralizado proporciona margens líderes no setor e está em consonância com a ambição do governo português de proteger a TAP". "O nosso historial demonstra como investimos para fortalecer as nossas companhias aéreas, beneficiando clientes, funcionários, economias locais e acionistas", sublinha ainda.
Apesar de o grupo anglo-espanhol se ter mostrado sempre comedido nas palavras que emitia sobre o processo de reprivatização da companhia aérea portuguesa, o interesse estava presente. "Já dissemos no passado que estamos interessados para ver se pode ser um bom acrescento ao grupo. A TAP pode crescer junto de um grupo como o nosso", disse o CEO do grupo, Luis Gallego, em agosto.
Quando o Governo deu o pontapé de saída para a privatização, a 10 de julho, a dona da Iberia e British Airways dizia ao Negócios que aguardava "com expectativa a oportunidade de analisar os termos da eventual venda da TAP e avaliar cuidadosamente todos os detalhes e condições do processo assim que estes sejam disponibilizados", algo que aconteceu a 22 de setembro.
PUB
Inclusivamente, no início do ano, e antes do arranque do processo ser colocado em "standby" por causa da queda do Governo, o IAG acenava aos governantes portugueses com a possibilidade de criar um "hub" duplo entre Lisboa e Madrid. Em março, o grupo liderado por Luis Gallego apontava que o objetivo era que Lisboa, mesmo com a aproximação à capital espanhola, viesse a ganhar importância nas rotas europeias e na ligação às Américas, onde a concorrência tem sido forte.
Em janeiro, a comitiva da dona da Aer Lingus levou um grupo de jornalistas portugueses até à sede da companhia irlandesa para mostrar que o grupo estava empenhado na compra da TAP, evidenciando ser o melhor parceiro para fechar o negócio. "Queremos que a TAP seja uma orgulhosa companhia portuguesa", disse Jonathan Sullivan, chief corporate developement officer (CCDO) do IAG, apontando que o interesse residia na aquisição de uma posição maioritária, embora a venda de um capital minoritário não os afastasse do jogo.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Governo Empresas Privatização Investimentos Parpública Lisboa Luis Gallego International Airlines Group Aer Lingus British Airways Madrid AméricaMais lidas
O Negócios recomenda