Carlos Oliveira vai ocupar o lugar de “chairman” da TAP
No dia em que aprovou o Decreto-Lei da privatização, o Governo nomeou um “chairman” para a TAP. Luís Rodrigues e a restante equipa continuam nas suas funções.
- 6
- ...
Carlos Oliveira vai ser presidente da TAP. O atual presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) foi nomeado pelo Executivo como “chairman” da companhia aérea portuguesa no dia em que o Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei para a privatização de 49,9% do capital da empresa.
Nomeado presidente do CNCTI há pouco mais de seis meses, Carlos Oliveira esteve à frente da Fundação José Neves até 2024, foi presidente da Invest Braga e ex-secretário de Estado da Inovação no XIX Governo, de Pedro Passos Coelho.
O empreendedor português de 48 anos, que fundou a MobiComp, startup que vendeu à Microsoft em 2008, vai ocupar um cargo que há muito tempo não é exercido em regime de exclusividade na TAP.
O Governo decidiu em Conselho de Ministros, após vários anos, “separar as funções de Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva” da TAP.
Atualmente, Luís Rodrigues acumula a função de “chairman” com a de CEO da empresa portuguesa. Vai manter-se no cargo, assim como os restante membros da Comissão Executiva, segundo a decisão tomada pelo Executivo de Luís Montenegro.
Antes de Luís Rodrigues acumular os cargos, Manuel Beja era o “chairman” da TAP, tendo sido o escolhido para substituir Miguel Frasquilho nessa mesma função em meados de 2021.
Manuel Beja foi exonerado do cargo ao mesmo tempo que o então ministro das Finanças, Fernando Medina, e o ministro das Infraestruturas, João Galamba, avançaram com a demissão da CEO, Christine Ourmières-Widener, por causa da polémica indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis.
Mais lidas