pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Carlos Oliveira vai ocupar o lugar de “chairman” da TAP

No dia em que aprovou o Decreto-Lei da privatização, o Governo nomeou um “chairman” para a TAP. Luís Rodrigues e a restante equipa continuam nas suas funções.

Carlos Oliveira foi nomeado para 'chairman' da TAP.
Carlos Oliveira foi nomeado para "chairman" da TAP. Direitos Reservados
10 de Julho de 2025 às 17:09

Carlos Oliveira vai ser presidente da TAP. O atual presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) foi nomeado pelo Executivo como “chairman” da companhia aérea portuguesa no dia em que o Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei para a privatização de 49,9% do capital da empresa.

Nomeado presidente do CNCTI há pouco mais de seis meses, Carlos Oliveira esteve à frente da Fundação José Neves até 2024, foi presidente da Invest Braga e ex-secretário de Estado da Inovação no XIX Governo, de Pedro Passos Coelho.

O empreendedor português de 48 anos, que fundou a MobiComp, startup que vendeu à Microsoft em 2008, vai ocupar um cargo que há muito tempo não é exercido em regime de exclusividade na TAP.

O Governo decidiu em Conselho de Ministros, após vários anos, “separar as funções de Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva” da TAP.

Atualmente, Luís Rodrigues acumula a função de “chairman” com a de CEO da empresa portuguesa. Vai manter-se no cargo, assim como os restante membros da Comissão Executiva, segundo a decisão tomada pelo Executivo de Luís Montenegro.

Antes de Luís Rodrigues acumular os cargos, Manuel Beja era o “chairman” da TAP, tendo sido o escolhido para substituir Miguel Frasquilho nessa mesma função em meados de 2021.

Manuel Beja foi exonerado do cargo ao mesmo tempo que o então ministro das Finanças, Fernando Medina, e o ministro das Infraestruturas, João Galamba, avançaram com a demissão da CEO, Christine Ourmières-Widener, por causa da polémica indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio