pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Nunca houve tantos passageiros a passar pelos aeroportos nacionais

Com exceção de fevereiro, todos os meses de 2025 têm atingido máximos de transporte de passageiros. Passaram pelos aeroportos nacionais 34,5 milhões de viajantes no primeiro semestre do ano.

O ano de 2025 está a registar máximos históricos mensais, com exceção de fevereiro.
O ano de 2025 está a registar máximos históricos mensais, com exceção de fevereiro. Armando Franca/AP
14 de Agosto de 2025 às 12:44

Os aeroportos nacionais estão a registar máximos históricos em 2025. Passaram 34,5 milhões de passageiros pelos aeroportos nacionais nos primeiros seis meses do ano, num aumento de 4,8% face ao mesmo período do ano passado. 

"Desde o início de 2025 que se registaram máximos mensais históricos, com exceção do mês de fevereiro, tendo sido atingidos novos máximos mensais históricos do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais nos meses de abril, maio e junho", revela o Instituto Nacional de Estatística.

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, movimentou 50% do total de passageiros que chegaram ao país, algo como 17,2 milhões. Ainda que a infraestrutura da Portela se encontre esgotada em capacidade, assistiu-se a um aumento de 3% dos passageiros. 

Contudo, o maior crescimento foi no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, que registou um aumento de 7% de passageiros movimentados nos primeiros seis meses do ano. No total, e ainda que seja o terceiro aeroporto com mais movimento de Portugal, a infraestrutura do Algarve registou 4,6 milhões de passageiros.

Já o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, assistiu a um aumento de 5,5% dos movimentos no primeiro semestre, para um total de 7,9 milhões de passageiros. Este aeroporto concentrou 22,9% do total de passageiros transportados entre janeiro e junho.

Os restantes aeroportos - Açores, Madeira e Beja - assistiram a uma subida homóloga de 8,4% do movimento de passageiros. Na totalidade, estes três aeroportos movimentaram 4,7 milhões de passageiros, estando a crescer nos últimos dois anos. 

O Reino Unido manteve-se como o principal país de origem e de destino. O número de passageiros desembarcados em Portugal para Terras de Sua Majestade cresceu 2,9% e o de embarcados subiu 2,5%. 

Por sua vez, França assistiu a um decréscimo. O número de passageiros desembarcados e de embarcados caíram 0,8%. Espanha assumiu a terceira posição nesta lista, seguindo-se a Alemanha e Itália.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio