Financiamento do BEI ao troço que liga Porto-Oiã ascende a 875 milhões
Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil, assinam esta terça-feira o contrato de concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto (Campanhã) e Oiã.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar diretamente em 875 milhões de euros o primeiro troço da ligação ferroviária de alta velocidade em Portugal, que liga Porto a Oiã, avança esta terça-feira o Diário de Notícias.
Segundo o jornal, que cita fontes conhecedoras do projeto, o montante total do financiamento do BEI na alta velocidade nacional constituirá o maior "project finance" de sempre da instituição em Portugal. Esta modalidade prevê que o montante do empréstimo seja, em parte, pago pelas receitas do projeto ao longo da concessão. O contrato vai ser assinado esta terça-feira pela Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil.
A este valor juntam-se outros cerca de 1,125 mil milhões de euros angariados no âmbito do BEI junto da banca privada e investidores institucionais.
Mais lidas