pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Metro de Lisboa arrisca perder PRR para expansão da linha vermelha

Incumprimento do prazo pode levar à retirada do projeto, um dos maiores do PRR na mobilidade sustentável, numa próxima revisão que já está em curso.

A expansão da linha vermelha do metro de Lisboa está numa lista de obras apoiadas pelo PRR.
A expansão da linha vermelha do metro de Lisboa está numa lista de obras apoiadas pelo PRR. Miguel Baltazar
08:43

A expansão da linha vermelha do metro de Lisboa encontra-se numa lista de obras apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que poderão vir a ser "sacrificadas" por incumprimento de prazos e retiradas do PRR numa próxima revisão, que já está em marcha, escreve, esta quarta-feira, o .

O Governo reconhece que há um "desfasamento na execução (...) em relação à meta previamente estipulada". É uma obra de quase 322 milhões (mais IVA), uma das maiores do PRR na mobilidade sustentável, enquanto a entidade gestora do PRR, por seu lado, confirma que "está, neste momento, a avaliar a exequibilidade de todos os projetos, tendo em vista a revisão" que está em curso, com o objetivo de "verificar a sua viabilidade no tempo exigido". Contactada pelo jornal, uma das construtoras responsáveis pela obra, a Mota-Engil, não quis comentar.

O projeto de metro de superfície entre Loures e Odivelas, também designado por linha violeta, com conclusão prevista para 2029, foi retirado do PRR devido ao atraso provocado pelo facto de o primeiro concurso ter ficado deserto.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio