“Pais” de Maria Pistolas e Biferia põem Norte Ólume
Em maio de 2010, na portuense Praça de D. Filipa de Lencastre, uma das artérias mais agitadas da noite do Porto, abria o Rádio Bar num edifício histórico que já foi moradia senhorial, tribunal novecentista que ditou a condenação de Camilo Castelo Branco por um amor de perdição, e cabaré Clube Primavera, onde foram filmadas algumas cenas de Porto da Minha Infância, de Manoel de Oliveira.
PUB
O Rádio Bar não sobreviveu à pandemia de covid-19. Mas eis que, em maio passado, após um longo período de portas fechadas, o número 175 da histórica praça – onde mora o Hotel Infante Sagres – reabria sob o nome de Maria Pistolas, num ambiente misto de bar e discoteca, logo classificado de clube noturno.
PUB
Entretanto, Tiago Caetano, um dos novos donos do Maria Pistolas e que integra ainda projetos como os bares Canti e Tiki Taka, que também abriram portas durante a pandemia, aliou-se a uma dupla de empresários na abertura, a meia dúzia de passos do Maria Pistolas, do restaurante Ólume, que ocupa o número 426 da Rua do Almada e tem capacidade para 44 comensais.
PUB
"Este restaurante, meticulosamente concebido, é um tributo fervoroso à região Norte de Portugal, materializando a sua paixão através da combinação harmoniosa da culinária a lume brando com a autenticidade dos potes tradicionais", afirmam os responsáveis do Ólume, em comunicado.
Os destaques do menu, assinalam, vão "das suculentas Favas com Chouriço, passando pela maciez do Javali cozinhado no pote à Trás-os-Montes, à reinvenção do portuense Arroz de Pato e, por fim, ao toque caseiro da inesquecível Costela Mendinha cozinhada a baixas temperaturas", prometem.
PUB
E quem são os outros dois empresários que acompanham Tiago Caetano nesta nova aventura empresarial? "Pedro Maia, que assina a carta do Ólume e cujas mãos e visão já deram vida a espaços como o Coreto, o Biferia, a Mercearia do Bacalhau e a Casa de Repasto; e Carlos Guimarães, cuja paixão e envolvência no setor já têm longos anos."
Saber mais sobre...
Saber mais ólume restaurante maria pistolas mercearia do bacalhau biferia coreto casa de repasto pedro maia carlos guimarães tiago caetanoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda