Donos do Sofitel Lisbon em consórcio para comprar Hilton Porto Gaia
A unidade hoteleira da marca Hilton vai agora passar para mãos francesas. É expectável que HCI mantenha a gestão do hotel Porto Gaia.
O hotel Hilton Porto Gaia foi comprado por um novo consórcio à proprietária Sabersal, detida pela Davidson Kempner, por via da ECS Capital. No negócio entraram a Extendam Société Anonyme, atual dona do hotel Sofitel Lisbon Liberdade, e a HCI Douro UK Holdings, que integra o grupo Highgate e gere 13 unidades hoteleiras.
A transação foi comunicada à Autoridade da Concorrência a 31 de julho, e agora revelada em anúncio publicado na imprensa nacional, embora o valor do negócio não tenha sido revelado.
O hotel, localizado em Vila Nova de Gaia, irá passar para mãos francesas, aumentando a presença da Extendam no território nacional.
Em janeiro deste ano, a Bloomberg avançava que o fundo norte-americano Davidson Kempner pretendia vender o Hilton Porto Gaia e o Holiday Inn Porto-Gaia, apontando encaixar 50 milhões de euros com o primeiro e 40 milhões de euros com o segundo hotel.
O hotel agora em processo de venda conta com 194 quartos e representou um investimento superior a 40 milhões de euros por parte da empresa do universo da ECS Capital em 2021.
No ano seguinte, a unidade hoteleira foi uma das adquiridas no âmbito do Projeto Crow, que abrangia um total de 21 hotéis e cinco campos de golfe, bem como um centro comercial, por um valor de 850 milhões de euros. Do lote faziam parte unidades do Grupo NAU, o Palácio do Governador e o Cascatas Gold & Resort Spa também da marca Hilton.
O fundo norte-americano já alienou, entretanto, vários destes ativos, nomeadamente o Conrad Algarve, no fim do ano passado, comprado pela Quinta do Lago, numa operação que terá superado os 100 milhões de euros.
Mais lidas