pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Air Canada volta a voar

Companhia retoma atividade depois da intervenção do Governo,

Greve deixou mais de 100.000 viajantes em terra.
Greve deixou mais de 100.000 viajantes em terra. DR
17 de Agosto de 2025 às 12:27

A Air Canada anunciou este domingo, 17 de agosto, a retoma dos seus voos após intervenção do governo para acabar com a greve que deixou mais mais de 100.000 viajantes em todo o mundo retidos nos últimos dias.

No sábado, o governo canadiano forçou a maior companhia aérea do Canadá e o sindicato que representa os comissários de bordo a recorrerem à arbitragem, após uma paralisação ter deixado mais de 100.000 viajantes em todo o mundo retidos durante o verão.

A ministra do Trabalho, Patty Hajdu, afirmou que agora não é o momento de correr riscos com a economia, ao anunciar a intervenção.

Cerca de 10 mil assistentes de bordo da Air Canada, a quinta maior companhia aérea da América do Norte, informaram a empresa de que iam entrar em greve no sábado devido ao impasse nas negociações para a assinatura de um novo contrato coletivo de trabalho. As negociações, iniciadas há oito meses, centram-se nas condições laborais e nos salários.

Além de um aumento salarial, o pessoal de bordo também exige ser remunerado pelas horas de trabalho em terra, incluindo durante o embarque, o que até agora não era o caso.

A disputa contratual entre a Air Canada e o sindicato que representa 10 mil comissários de bordo intensificou-se na sexta-feira, quando a estrutura sindical rejeitou o pedido da companhia aérea para entrar em arbitragem governamental, o que eliminaria o direito de greve e permitiria que um mediador decidisse os termos de um novo contrato coletivo de trabalho.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio