Rendimento real dos depósitos em degradação
O valor real das poupanças aplicadas em depósitos vai-se deteriorando, ano após ano. A inflação tem superado o rendimento dos depósitos e no próximo ano o cenário não deverá ser diferente. O melhor depósito a um ano rende 0,9 % e a inflação prevista para 2019 é de 1,5 %. É certinho que as poupanças aplicadas em depósitos irão perder valor real.
Taxas dos depósitos para 2019: Abaixo da inflação, mais um ano
As projeções mais recentes da inflação para 2019 pelo Banco de Portugal apontam para 1,5 %, mas o rendimento dos melhores depósitos a um ano fica sempre abaixo da inflação, como pode ver no último quadro. Ou seja, o rendimento gerado pelo seu dinheiro será sempre inferior ao aumento previsto do custo de vida. Este é um cenário que tem acontecido nos últimos anos e que, a médio e longo prazo, degrada o valor do aforro dos portugueses.
No gráfico em baixo apresentamos o rendimento real dos depósitos: o melhor depósito a 12 meses e face à média dos depósitos nesse prazo, em que deduzimos a inflação registada em cada ano à respetiva taxa de juro líquida. Essa é a forma de determinar o rendimento real de um depósito (rendimento - inflação). As conclusões são devastadoras. Ano após ano, verificou-se um agravamento do rendimento real negativo dos depósitos. Se tiver mesmo que aplicar em depósitos, procure sempre as melhores taxas do mercado e certifique-se que as comissões de manutenção da conta não lhe retiram o parco rendimento. As comissões podem variar em função do seu património financeiro e da sua ligação com o banco. Evite os prazos muito curtos; a um mês as melhores taxas não vão além de 0,1 % líquidos. A seguir apresentamos as melhores taxas para prazos de 3 e 12 meses. Para outros prazos, visite o nosso comparador em deco.proteste.pt/investe/depositos-a-prazo.
Contas para novos clientes lideram a oferta a 3 meses: 4 bancos propõem 1,4 %
Para três meses, as contas destinadas a novos clientes, na maioria da banca online, lideram as melhores propostas. O Best Bank, Banco Atlantico Europa, Banco BiG e Banco Carregosa proporcionam 1,4 % aos novos clientes. São contas promocionais, às quais só tem acesso uma vez, quando abre conta nesse banco. Uma forma de quase contornar a inflação será saltar de banco em banco, de três em três meses, para usufruir destas contas. Não é muito prático mas, dessa forma, consegue um rendimento quase idêntico à taxa de inflação.
Para o prazo de 12 meses o melhor que consegue é 0,9 % no Banco Invest
Se pretende aplicar em depósitos, deverá optar por um prazo não muito longo (vários anos), mas também não muito curto (poucos meses), porque é provável que as taxas levem ainda algum tempo até começarem a subir.
Um ano é o prazo que nos parece mais indicado, mas a escolha depende também das suas necessidades de liquidez. O Banco Invest é o que oferece a melhor taxa de juro: 0,9 % líquida, exclusiva para novos montantes. A conta Invest Choice Novos Depósitos exige um mínimo de 2000 euros, mas para abrir conta neste banco necessita de 5000 euros.
Mais lidas