Adani aceita pagar 236 milhões de euros aos EUA por compra de petróleo iraniano sujeito a sanções
O conglomerado indiano Adani aceitou pagar 275 milhões de dólares (236 milhões de euros) para pôr fim a uma investigação nos Estados Unidos ligada à compra de gás de petróleo liquefeito (GPL) de origem iraniana, anunciou Washington esta segunda-feira.
Segundo o Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC), organismo do Departamento do Tesouro responsável pela aplicação destas sanções, a empresa era suspeita de ter violado as sanções impostas pelos Estados Unidos ao adquirir, em 32 ocasiões, GPL proveniente do Irão entre novembro de 2023 e junho de 2025.
PUB
"[O GPL] foi adquirido a um comerciante com sede no Dubai que alegava fornecer gás oriundo de Omã e do Iraque. Existiam sinais de alerta que deveriam ter indicado à empresa que o GPL provinha, na realidade, do Irão", considerou o OFAC.
Segundo a mesma fonte, a Adani recorreu a instituições financeiras norte-americanas para liquidar mais de 192 milhões de dólares (165 milhões de euros).
A empresa informou, em fevereiro, que estava a cooperar com as autoridades norte-americanas no âmbito desta investigação.
PUB
A Adani contactou o OFAC depois de o jornal norte-americano Wall Street Journal ter revelado, em junho de 2025, que as suas compras de GPL estavam a ser analisadas pela justiça dos Estados Unidos.
A Adani é um conglomerado com atividades em setores que vão da energia aos portos, passando pelo cimento e pelos meios de comunicação social.
O grupo é liderado pelo multimilionário Gautam Adani, considerado o homem mais rico da Ásia e próximo do primeiro-ministro nacionalista hindu, Narendra Modi.
PUB
Em novembro de 2024, Gautam Adani foi acusado de corrupção nos Estados Unidos, por suspeitas de envolvimento no pagamento de subornos a funcionários indianos para garantir contratos no setor da energia solar na Índia, em prejuízo de investidores norte-americanos.
Na sexta-feira, o grupo anunciou o pagamento de uma multa de 18 milhões de dólares (15,4 milhões de euros) no âmbito deste caso, sem reconhecer qualquer culpa.
Saber mais sobre...
Saber mais Milhões de euros Milhões Mil Milhões de euros Gautam Adani Estados Unidos The Wall Street JournalMais lidas
O Negócios recomenda