Governo vai lançar Livro de Reclamações electrónico
Está a ser preparada uma “alteração legislativa com vista a melhorar alguns aspectos do regime jurídico do Livro de Reclamações”, afirmou Leonardo Mathias, em conferência de imprensa.
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Neste sentido, está já a ser preparado um projecto-piloto para este livro electrónico e a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) e o INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil) já se mostraram “disponíveis para estudar, em conjunto com o Governo, essa alternativa”.
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“Esperamos que [o Livro de Reclamações electrónico] seja testado este ano”, acrescentou o secretário de Estado que sublinhou que os principais objectivos são “promover um relacionamento com os prestadores de serviços e garantir uma “resposta mais rápida e eficaz” aos consumidores sem que haja um acréscimo de custos.
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Apesar desta inovação, “nunca iremos abdicar do livro físico”, explicou Leonardo Mathias que informou ainda que em breve serão ouvidas as entidades do sector.
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Para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o secretário de Estado Adjunto e da Economia divulgou, esta sexta-feira, 14 de Março, os dados das queixas que foram inscritas nos livros de reclamações em 2013. No total, foram feitas 222.434 reclamações, no ano passado, mais 7,9% do que em 2012.
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