Libra ultrapassa os dois dólares pela primeira fez desde 1992
Pela primeira vez desde 1992, a libra ultrapassou os dois dólares depois de ser conhecido que a inflação no Reino Unido cresceu ao ritmo mais rápido da última década.
A moeda britânica negociou hoje nos 2,0003 dólares, o valor mais elevado desde 1992, altura em que a libra saiu do sistema de taxas de câmbio fixo europeu. Na sessão de ontem, a libra já tinha atingido os 1,9940 dólares mas a divulgação da taxa de inflação de Março fez a moeda britânica subir acima dos dois dólares.
PUB
No mês passado, a inflação no Reino Unido acelerou 3,1%, o nível mais elevado da ultima década, um ponto percentual acima do limite estabelecido pelo Banco de Inglaterra. Este dado faz aumentar os rumores de que o banco central de Inglaterra pode subir a taxa de juro duas vezes ainda este ano.
"Este dado torna inevitável uma subida da taxa de juro em Maio", diz Stewart Robertson, economista da Morley Fund Management, à agência Bloomberg. Jonathan Said, economista no Center for Economics and Business Research, acredita que ocorram mais subidas depois da de Maio.
A última vez que o Banco de Inglaterra subiu a taxa de juro foi a 11 de Janeiro deste ano, para os 5,25%, o valor mais alto em cinco anos.
PUB
A apreciação da moeda britânica fez as exportações caírem para o valor mais baixo dos último ano e meio (o mercado norte-americano recebe metade das exportações do Reino Unido) e o défice comercial aumentar para os 6,8 mil milhões de libras em Fevereiro.
"Nenhum país quer ver a sua moeda demasiado forte e a perder competitividade", refere Quincy Krosby da The Hartford.
Já para os consumidores, esta subida da libra pode ser vantajosa se forem fazer compras nos Estados Unidos. Aqui um inglês poderá comprar um iPod por um terço do preço de Inglaterra.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda