Lightyear capta investidores e ativos portugueses para a sua plataforma
A Lightyear, fundada em 2021 por Martin Sokk e Mihkel Aamer, ambos ex-funcionários da Wise (antiga TransferWise), tem sido uma das plataformas de investimento que mais cresce na Europa: opera já em 25 países e não quer ficar por aqui. Por isso mesmo, anunciou nesta quinta-feira uma ronda de investimento da Série B no valor de 23 milhões de dólares, acompanhada pelo lançamento de um novo conjunto de ferramentas de inteligência de mercado baseadas em inteligência artificial (IA) e pela entrada de ações portuguesas na sua oferta local.
No que diz respeito a Portugal – onde a empresa registou um crescimento significativo, impulsionado pelo lançamento da sua plataforma em português em 2024 –, a Lightyear anuncia o “lançamento iminente de ações portuguesas na sua plataforma, incluindo a EDP, Jerónimo Martins e Galp Energia”.
PUB
A Lightyear refere também que atingiu mil milhões de dólares em ativos sob gestão, muito à conta do forte crescimento no Reino Unido e no resto da Europa. “Momentos notáveis nos últimos meses incluem o lançamento de contas empresariais em 18 países, ultrapassando 6.000 instrumentos, e o lançamento de ações europeias fracionadas”, aponta a plataforma em comunicado.
Já quanto à ronda de investimento, esta é liderada pela Nordic Ninja, a maior empresa de capital de risco apoiada pelo Japão na Europa, com investimento da Superangel e da SpecialistVC”, explica a empresa britânica. Os atuais investidores da Lightyear – Lightspeed Venture Partners, Metaplanet e Skaala – também participaram desta nova fase de investimento.
“Dando continuidade à tradição das primeiras rondas de financiamento, a Lightyear continua a receber investidores de renome de algumas das tecnológicas mais bem-sucedidas da Europa, como Taavet Hinrikus, da Wise, Ott Kaukver, da Checkout.com, e Jaan Tallinn, da Skype. Como novidade nesta ronda da Série B, dá as boas-vindas ao fundador e CEO da Bolt, Markus Villig”, diz a plataforma.
PUB
O financiamento obtido será utilizado para a Lightyear crescer ainda mais em mercados como Portugal e expandir-se para novos países, “como a Suécia, a Dinamarca e a Bulgária, onde acaba de iniciar as suas operações”.
A Lightyear revelou ainda um trio de ferramentas de inteligência de mercado baseadas em IA, marcando a primeira fase da estratégia mais ampla da empresa em inteligência artificial. “O acesso a informações concisas e de alta qualidade sobre ações, fundos e sentimento do mercado é difícil de obter e muitas vezes limitado a assinaturas ou paywalls. Os lançamentos de hoje incluem novas funcionalidades que abrem o acesso a análises especializadas e notícias financeiras, resumidas no contexto da sua carteira”, explica no comunicado.
O novo recurso “Why Did It Move” permite que toque num ponto histórico no gráfico de um instrumento e veja um resumo do que aconteceu para o pico ou queda. Já a ferramenta interativa “Bulls Say, Bears Say” analisa cuidadosamente centenas de fontes fiáveis, construindo um caso a favor e contra um instrumento. Por fim, o “Lightning Updates” oferece atualizações rápidas sobre os instrumentos que o cliente possui ou observa, bem como o clima macroeconómico e o sentimento do mercado.
PUB
No final deste ano e em 2026, a Lightyear AI “continuará a desenvolver a sua divisão de IA para disponibilizar amplas capacidades de gestão de património aos investidores de retalho”, remata.
Saber mais sobre...
Saber mais Fundos de investimento Empresas Ações Investimentos Europa Galp Energia Energias de Portugal Lightspeed Venture Partners Checkout.com Skaala Jerónimo Markus Villig Jaan TallinnMais lidas
O Negócios recomenda