Vendas de automóveis descem em 2000 com subida de juros
As vendas de automóveis ligeiros caíram em 2000, devido ao aumento das taxas de juro e à subida dos preços combustíveis, apurou o Canal de Negócios junto de fontes de mercado.
As vendas totais de automóveis de passageiros baixaram 9,3% em 2000, quando comparadas com 1999. Até ao passado dia 29 de Dezembro, o último dia útil do ano, foram matriculadas 257.538 viaturas, o que contrasta com as 277 mil matrículas pedidas à Direcção Geral de Viação em 1999.
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O Banco Central Europeu (BCE) aumentou a principal taxa de juro, ou REFI, em seis vezes para os 4,75% em 2000, o que determinou um agravamento do poder de compra nos consumidores. Mais de 60% dos veículos vendidos em Portugal são adquiridos a crédito.
Fernando Monteiro, administrador da Siva, representante das marcas comercializadas pelo Grupo SAG, considera que o ano 2000 ficou marcado por «algumas condicionantes macro-económicas, tal como o clima pessimista em termos de investimento e a subida das taxas de juro».
Manuel Romão, presidente do Entreposto VH, explicou ao Canal de Negócios que, apesar de ser ainda prematuro um balanço final do ano que terminou, «verificou-se uma diversão dos clientes para outros segmentos de mercado».
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Apesar dos números não terem sido «trabalhados estatisticamente», fontes do sector garantem que se prevê um crescimento «bombástico» do número de veículos comerciais matriculados, em virtude do aumento de Imposto Automóvel (IA) que começou a vigorar sobre estes veículos desde o dia 1 de Janeiro de 2001.
VW lidera pela primeira vez no ano
Segundo o Canal de Negócios conseguiu apurar, a Volkswagen (VW) confirma a liderança do mercado no «ranking» das cinco marcas de automóveis mais vendidas em termos anuais, com 32.782 unidades vendidas, o que corresponde a uma quota de mercado de 12,7%.
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Em segundo lugar ficou a Opel com 30.810 matrículas, o que corresponde a 11,96% do mercado nacional, enquanto a Renault garantiu uma fatia de 11,66%, ao vender 30.039 unidades. Em quarto lugar ficou a Fiat com 25.881 unidades ou 10,05% de quota de mercado. A Peugeot vendeu 24.332 unidades, o que traduz uma quota de mercado de 9,45%.
Em declarações ao Canal de Negócios, Fernando Monteiro considera que 2000 foi «o terceiro melhor ano de sempre nas vendas de passageiros e o melhor de sempre nos comerciais».
Vendas de jipes triplicam com Reforma fiscal
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O facto dos veículos «Todo-o-Terreno» terem passado a pagar 100% de IA desde o dia 1 de Janeiro de 2001, em vez dos 20% anteriores, determinou que as vendas destes veículos triplicassem em Dezembro.
Venderam-se 6.254 «jipes» em Dezembro, tendo a Nissan liderado o «ranking» com 1.234 veículos matriculados, seguida pela Land Rover com 1.031 unidades e a Mitsubishi com 893 unidades.
As mesmas fontes garantem que tenha sido pago o IA de 7.500 veículos 4x4, dos quais 6.555 terão sido matriculados.
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Os valores que o Canal de Negócios conseguiu apurar referem-se às matrículas solicitadas pelas marcas à Direcção Geral de Viação, o que não traduz vendas efectivas. Os números são preliminares, tendo a ACAP explicado ao Canal de Negócios que revelará amanhã os números oficiais do ano transacto.
Por Paulo Soares de Oliveira
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